Foto: Evelen Gouvêa

A Secretaria de Trabalho vai continuar emitindo a versão física da Carteira de Trabalho e Previdência Social no posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE), que fica no Centro da cidade.

A informação é necessária uma vez que uma decisão da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (órgão que substitui o antigo Ministério do Trabalho), ligada ao atual Ministério da Economia, instituiu a versão digital do documento para sistemas operacionais de celular. Nela constarão as mesmas informações da carteira de papel.

A estimativa do governo federal é que a CTPS como é conhecida deixe de existir nos próximos quatro anos. De acordo com o órgão municipal, o SINE dará a opção a cada trabalhador de ter ou não a versão digital, oferecendo orientações e explicando sobre seu funcionamento. Se preferir, ele pode obter a carteira física que continuará sendo emitida. Ainda segundo a Secretaria de Trabalho, no entanto, os agendamentos disponibilizados pelo ministério já caíram pela metade.

“Temos essa orientação deles de incentivar o uso da versão digital da carteira e vamos dar a opção a cada um de escolher, mas se antes tínhamos 100 agendamentos disponíveis passamos a ter 50 agora. Já é um sinal de que a carteira de papel deve mesmo ser extinta dentro desse prazo”, explicou a subsecretária Arilda Rocha.

O Sine Maricá funciona na Rua Carlos Rangel nº 51, no Centro.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here