Entrega de certificados do Pré-Enem - Foto: Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá entregou nesta terça-feira (05/11) cerca de 300 certificados de conclusão do Pré-Enem Popular 2019 para os alunos inscritos no polo do Centro.

Durante a cerimônia, realizada na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, também foram entregues tablets para os 11 melhores alunos do curso preparatório que, só nesta edição, recebeu mais de mil inscritos.

Essa é a quarta edição do Pré-Enem Popular, programa da Prefeitura oferecido gratuitamente aos moradores de Maricá, através das secretarias de Relações Institucionais, Educação, Cultura e Economia Solidária.

De acordo com o professor e idealizador do projeto, Willian Campos, mais de 500 alunos do Pré-Enem Popular fizeram a prova no último domingo e a expectativa por bons resultados é grande para a segunda etapa do exame que acontece no próximo dia 10/11.

“É mais um ano de sucesso e de muito trabalho. O maricaense está estudando para mudar a sua vida e estamos com a expectativa de aprovarmos entre 180 a 230 alunos no Enem deste ano”, afirmou Willian Campos.

“A primeira fase foi boa, até porque em nossa avaliação o nível da prova do Enem caiu muito e como temos uma tradição em língua portuguesa e na realização de oficinas de redação e de história a nota dos nossos alunos certamente irá aumentar. O foco agora é a segunda etapa do exame no domingo com as provas de matemática, física, química e biologia e, por isso, seguiremos a semana com muitas aulas”, garantiu o professor.

“Esse curso foi muito bom e os professores maravilhosos. Na hora da prova fiquei muito nervosa, mas sem esse preparatório certamente eu não teria conseguido fazer a prova”, disse Thais Fernandes, de 18 anos, moradora de Araçatiba que pretende cursar jornalismo.

“Sou da área de saúde, sou aposentada, mas decidi fazer o Enem, pois comecei a administrar uma empresa e vi a oportunidade de me graduar em administração quando soube da existência do Pré-Enem. Inicialmente por ser um curso popular, de graça, achei que poderia ser ruim, mas me surpreendi com a qualidade de cada aula e a bagagem dos professores. Estou muito confiante de que irei conseguiu uma excelente nota”, garantiu Regina Garcia, de 68 anos, moradora da Barra de Maricá.

“Estou muito feliz por ganhar esse tablet. É o reconhecimento do meu esforço e ficarei mais feliz se eu conseguir uma boa pontuação no resultado final do Enem. Quero muito fazer serviço social e não teria condições financeiras para pagar um curso particular e, com o Pré-Enem, me senti verdadeiramente preparada para conquistar meu objetivo e competir de igual com os que tem condições de pagar por aulas particulares”, comemorou Catarine Alves, de 19 anos, moradora de Ponta Grossa e uma das 11 melhores alunas do Pré-Enem 2019.

“A politica pública educacional de Maricá é algo crescente e por isso decidimos trazer uma empresa para fazer uma gestão educacional de forma ainda mais transparente e principalmente profissionalizar essa gestão que inclui o Pré-Encceja e o Pré-Enem.  Observamos que os alunos desses programas hoje conseguem enxergar a dinâmica do projeto e, por isso, se dedicam muito mais”, explicou o secretário de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leonardo Alves.

“O principal foco dessa parceria com a Prefeitura é prover a infraestrutura necessária, manter a qualidade das aulas e buscar cada vez mais melhorar os resultados. Entendemos que o Pré-Enem e que o Pré-Encceja são cursos diferenciados, que não existem em município nenhum e queremos contribuir trazendo bons resultados para a população e isso é o mais importante”, frisou Rodrigo Coimbra, representante comercial.