Exposição de Orquídeas no Centro - Foto: Evelen Gouvêa

Maricá recebe até a próxima sexta-feira (08/11), a 31ª edição da Exposição Oficial de Orquídeas. O evento, que acontece no Espaço Sal da Terra, no Centro, conta com a presença de diversos tipos de orquídeas, como a espécie Cattleya granulosa, campeã da edição deste ano do Círculo Orquidófilo Maricaense.

Também estão presentes no evento a Orquidario, a Associação de Orquídeas de Niterói e a Anaflora Orquidaceas. Organizada pelo Círculo Orquidófilo Maricaense (Comar), com o apoio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, a mostra está aberta ao público de 8h as 17h, e sexta de 8h até as 15h.

De acordo com os organizadores, a finalidade do evento é, por intermédio da Orquidofilia, compreender a vida pela observação e análise da natureza. Além disso, também são objetivos do evento a conscientização ecológica, o incentivo à pesquisa pelo cultivo de novas espécies e a orientação para o cultivo.

O secretário Julio Carolino afirmou que a realização da exposição é uma forma de valorizar a cultura local. “A maioria das orquídeas expostas são de Maricá. Isso é uma forma de valorização do nosso cultivo”, disse.

A presidente do Círculo Orquidófilo Maricaense (Comar), Valeria Abreu, disse que o cultivo de orquídeas se torna importante porque é estimulante para as pessoas.

“As orquídeas são ótimas, elas colaboram para o ser humano criar uma boa harmonia com o próximo. Estimula a educação, o cuidado com o próximo, as artes. É um mundo de possibilidades”, conta.

A aposentada Dilcileia Bezerra, de 64 anos, que cultiva orquídeas por hobby contou que a planta chegou em sua vida para ficar. “Eu sempre compro, sabe. Já tenho mais de dez em casa. Elas embelezam tudo, inclusive a minha vida. Agora é para sempre”, comentou.

Mas é preciso cautela. Segundo o produtor rural Eduardo Costa, de 53 anos, as orquídeas são plantas frágeis e água em excesso é um grande perigo. “Mata a planta. Pode colocar fertilizante e pode regar, mas com cuidado. E um detalhe legal: a maioria dos tipos de orquídeas se dá bem na vertical, isso ajuda no escoamento da água”, explica.

E há também quem cultive orquídeas por hobby, que já tenha 300, como é o caso do servidor público Cassiano Henriques, de 46 anos. Ele conta que um presente de sua esposa deu origem a uma paixão.

“Eu ganhei uma vez da minha esposa há 15 anos, quando me dei conta já tinha mais de 300 na minha casa. Agora eu aprendo cada vez mais com elas, dia após dia”, disse.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here