As equipes dos CRAS Centro, CEU e São José, junto com a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, equipamentos administrados pela Secretaria de Assistência Social, promoveram, nesta quinta-feira (24/10), uma comemoração ao mês dos idosos para seus usuários, na Unidade do CRAS Centro. A confraternização foi marcada por um almoço com comida preparada pelos profissionais, com a colaboração dos idosos.

Aproveitando o momento, a subsecretária da pasta, Laura Costa, ministrou uma palestra sobre prevenção ao câncer de mama e útero, em alusão à campanha Outubro Rosa, que visa à importância do diagnóstico precoce no combate à doença. Laura destacou a responsabilidade individual da realização de consultas médicas, de exames de rotina, além do autoexame, como os principais aliados na prevenção e tratamento da doença, que atinge homens e mulheres.

Alguns idosos descreveram suas vivências nos CRAS e se emocionaram. Zenilda Sena, de 71 anos, frequenta o CRAS Centro e pediu à neta para escrever uma carta para as técnicas que a acompanham, agradecendo a paciência e o carinho por ela. Maria Oliveira, de 78 anos, contou que é no CRAS Centro que está conseguindo superar a dor da perda da filha. “Estou levantando e recuperando minhas forças com as profissionais e com minhas novas amigas daqui do CRAS”, disse.

Vicente Campos, de 67 anos, frequenta o CRAS São José e se diz realizado com as aulas de letramento, pois seu sonho era ler e escrever. Maria Pereira, de 65 anos, do grupo do CRAS CEU, declarou que é no equipamento que encontra alegria de viver. “Foi nesse grupo que encontrei amigas leais e divertidas. Elas são minhas razões de levantar todos os dias da cama. Se pudesse, moraria no CRAS”, disse emocionada. Após o relato, Maria convidou seu grupo, intitulado como “Super Ação”, para cantar “O que é? O que é?”, do cantor e compositor Gonzaguinha.

O encontro terminou com a canção “Parabéns para Você” para homenagear todos os idosos presentes e distribuição de bolo com sorvete.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here