Teste com cadeira na praia de Ponta Negra - Foto: Evelen Gouvêa

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá vai oferecer neste verão a oportunidade para que pessoas com deficiência possam tomar banho de mar de maneira segura.

Foi instalada na praia de Ponta Negra uma rampa de madeira que facilita o acesso dessas pessoas até uma tenda na areia, onde um grupo de guarda-vidas poderá conduzí-las até a água utilizando duas cadeiras de rodas anfíbias (que podem entrar na água do mar). A estreia do projeto, chamado de “Tô na Orla”, está prevista para as próximas semanas

Um teste foi realizado nesta quarta-feira (30/10) utilizando um dos agentes como usuário das cadeiras, para verificar a segurança do equipamento. A rampa foi instalada entre duas vagas de estacionamento para PCDs marcadas no asfalto.

De acordo com o coordenador geral da Defesa Civil, coronel Edson Amaral, cada cadeira terá dois guarda-vidas disponíveis no horário das 10h às 17h.

“Temos ainda de definir alguns parâmetros como o tempo de uso por cada banhista, para que não haja uma espera longa para cada um que queira utilizar. As cadeiras vão estar disponíveis para todo tipo de pessoa com deficiência, seja ela cadeirante, que sofra de síndrome de down ou autismo”, esclareceu o coordenador, afirmando que está em conversas com o Conselho Municipal de Pessoas com Deficiência (Comdef).

A utilização das cadeiras está sendo bem vista pelos frequentadores da praia. “Acho muito bom ter, porque já vi muita gente com dificuldade de chegar até a praia, com familiares tendo que trazer. Assim dá opção para todos, isso é inclusão”, avaliou a estudante de Veterinária Vitória Carolina Antunes, de 19 anos, moradora do bairro.

Para o atendente de restaurante Paulo Henrique Neves, de 24 anos, a medida chega na hora certa. “Aumentou a frequência de cadeirantes aqui depois que marcaram as vagas de estacionamento. Com o verão vindo aí, acho que vai ser bom para muita gente”, ponderou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here