Curso de Jardinagem - Foto: Evelen Gouvêa

Iniciado em outubro de 2014 o Programa de Qualificação Profissional, iniciativa da Prefeitura por meio da Secretaria de Trabalho, que tem como objetivo capacitar o maricaense para acompanhar o desenvolvimento do município, já entregou mais de cinco mil certificados.

Com mais de 50 cursos profissionalizantes, oferecidos gratuitamente através da contratação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e do Instituto Embelleze, o projeto ajuda tanto na inserção no mercado quanto no incentivo ao empreendedorismo.

Em sua segunda capacitação pelo programa, Andreia Teodoro de Almeida, de 44 anos, de São José do Imbassaí, contou que partir dos cursos conseguiu aprimorar suas receitas.

“Fiz o de Panificação e foi muito importante, pois a partir dele comecei a me sentir mais segura para comercializar os meus produtos”, contou Andreia. “Já o segundo curso, de Doces Finos, decidi fazer para ampliar a variedade dos meus produtos, pois uma coisa leva a outra. É incrível como a partir dos cursos as pessoas começaram a elogiar mais o meu trabalho”, comemorou. “Os cursos são maravilhosos, os professores excelentes e sem eles não poderia aprender, já que tenho dois filhos pequenos e essa atividade é minha principal fonte de renda”, frisou.

“Há algum tempo trabalho com moda, mas depois do curso passei a ter outro olhar, me trouxe segurança, técnica e me transformou em um especialista”, disse Airson Ribeiro, de 65 anos, do Centro, que concluiu o curso de Vitrinismo e trabalha em uma loja de roupas no Centro.

“Recebemos elogios pela vitrine, resultado do curso. Eu também fiz com os meus funcionários, pois queria uma equipe mais qualificada. Um deles até já saiu e foi atrás de voos maiores e é assim mesmo que deve ser”, afirmou Maria Betânia, dona da loja de roupas.

Idealizadora do grupo coletivo “Verdejando Maricá”, formado por oito alunos da primeira turma do curso de Jardinagem, Denise Cantê, de 55 anos, moradora de Cordeirinho comemorou a entrega do seu primeiro trabalho.

“Dentro do coletivo cada um tem uma função e como também tenho experiência na área comercial e marketing a minha função atualmente é a captação de clientes, oferecendo os nossos serviços de jardinagem para hotéis e  pousadas de Maricá”, explicou Denise. “A qualificação dada no curso de Jardinagem, oferecido pela Prefeitura, foi fundamental para a criação do nosso coletivo”, comemorou Denise.

Para saber os todos os cursos profissionalizantes disponíveis e o início de novas turmas os interessados devem procurar uma das unidades de Formação Profissional presentes no município, no Condado (RJ-106, Km 27,5 –  21 2637-03250), Itaipuaçu (Av. Carlos Marighella 160, Lt 01, Quadra 14 – 21 3732-5023 ) e Inoã (RJ-106 km 14, lote 03, quadra 05 – Vale Esperança (ao lado do posto Ale, sentido Niterói – 21 97518-7528).

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here