Alunos da E.M. João Pedro Machado, localizada na Rod. Amaral Peixoto, km 38, no bairro Manoel Ribeiro, estão em festa. A Prefeitura de Maricá entregou à comunidade, na tarde desta terça-feira (29/10), a Quadra Poliesportiva Carlos Alberto da Silva.

Revitalizada, a unidade de ensino também passa a contar com refeitório, novos banheiros, salas de aula reformadas, paisagismo, além de espaços de convivência totalmente pensados para os pequenos.

“Isso aqui está espetacular, é um sonho realizado que interfere diretamente na vida do aluno, aumenta a sua autoestima e faz com que essas crianças tenham vontade de vir e de querer estudar aqui”, analisou Marcos Ribeiro, vice-prefeito de Maricá. “E, esse é um trabalho continuo que vem sendo realizado em várias escolas da nossa rede”, frisou o vice-prefeito.

“Inicialmente, o João Pedro Machado era uma escola do estado que foi municipalizada e que já tínhamos um desejo antigo de revitalizar e construir essa quadra”, contou Adriana Luíza, secretária de Educação. “A educação aqui é de tempo integral, porém devido às obras tivemos que reduzir o período, mas ano que vem voltaremos a ser de tempo integral”, garantiu a secretária.

“A comunidade e as crianças daqui mereciam essa transformação. Muitos pais aqui já foram alunos e sabem o quanto a João Pedro Machado precisava dessa revitalização e dessa quadra. Tudo isso só vem a agregar na qualidade de vida dos nossos alunos e funcionários”, avaliou Samara Dutra da Rosa, diretora da escola há 10 anos.

“A escola está linda. Essa quadra é um pedido antigo e tenho certeza de que fará muita diferença na educação das nossas crianças”, disse Patrícia de Melo Nascimento, mãe da pequena Ana Clara, de 6 anos. “A escola e a quadra estão incríveis e com certeza as maiores beneficiadas são as crianças do bairro e todos os alunos que já estudam aqui”, afirmou Marcelo Terra, pai do aluno Daniel Rabello, de 9 anos.

O nome da quadra poliesportiva é uma homenagem ao saudoso morador do bairro, Carlos Alberto da Silva, conhecido como Seu Lotero,  um grande amigo da escola João Pedro Machado e uma liderança na comunidade. Lotero faleceu aos 73 anos deixando esposa, filhos, 11 netos, cinco bisnetos e muitos amigos.

“É com muita emoção e com muita alegria no coração que agradeço por essa linda homenagem feita ao meu pai que muito fez por essa escola. Apesar de sua simplicidade e humildade ele sempre fez o possível para que tudo desse certo e embora não tivesse conhecimento das letras, isso não o impediu de formar os seus filhos”, contou a professora Sandra Costa, filha do homenageado.