Pré-conferência de Cultura na lona da Barra de Maricá - Foto: Katito Carvalho

Nos dias 30 e 31 de outubro, acontece na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra, a III Conferência Municipal de Cultura, que tem como objetivo discutir propostas para o setor de maneira profícua e democrática. Das 9h às 17h, os delegados eleitos durante as quatro pré-conferências, juntamente com os demais participantes e convidados para compor a mesa de debates, alinharão as diretrizes da cultura do município nos próximos anos.

Durante o encontro, haverá votação para a vaga de conselheiro municipal de cultura, fortalecendo a participação popular na gestão pública. Para a secretária da pasta, Andréa Cunha, sem ouvir a sociedade, não há como apostar em ações ou projetos de forma precisa. “Incentivar a cidadania, a participação e priorizar a escuta, esse é o caminho”, diz.

Ainda segundo a secretária, na medida em que os encontros acontecem, percebe-se que os desejos da população e as condutas sugeridas pela administração pública vão se estreitando. “Nas pré-conferências as questões levantadas pelos participantes em geral foram ao encontro do que já está sendo desenvolvido”, observa.