Nesta terça-feira (29/10) em que se comemora o Dia Nacional do Livro, a Festa Literária de Maricá (FLIM) recebe centenas de visitantes que entre livros, oficinas e muita animação, também aproveitam a apresentação do personagem vivo Bita, figura principal da animação Mundo Bita, que abrilhantou o evento na Praça Orlando de Barros Pimentel.

“Estou muito feliz e aproveitando muito. Meu filho ama o Bita, já tiramos foto e agora vamos passear. Ele estuda em escola municipal, e ganhou um vale de R$ 80 para comprar livros, isso é maravilhoso”, afirmou Marcilene Fontela do Nascimento (40 anos), acompanhada do filho Arthur Fontela (04 anos).

Diretora adjunta da Escola Municipal Casa da Criança de Itaipuaçu, Bárbara Rodrigues (29 anos) falou sobre a atividade. “A feira este ano está muito legal, tem muita novidade e estamos muito felizes por poder proporcionar oportunidades que muitos dos nossos alunos não teriam, eles estão podendo vivenciar a leitura fora do ambiente da escola e para eles é tudo muito especial”, destacou Bárbara.

Coordenadora no Colégio e Curso Prima, Catarina Prima (35 anos) levou cerca de 24 crianças do ensino fundamental para prestigiar o evento. “Viemos ontem, hoje e estaremos aqui nos próximos dois dias. Assisti uma palestra sobre Cinema e Jogos, com o cineasta Luiz Gustavo, e foi incrível. Queremos participar de outras palestras”, contou Catarina.

Contentes com suas aquisições, as amigas Maria Eduarda Neri (10 anos) e Maria Luiza Guerreiro Velasco (10 anos) falaram sobre a experiência. “Já vi e comprei vários livros, a feira está cheia e super bacana. Esta é a segunda vez que participo”, disse Maria Eduarda. “Gosto muito de ler, já conhecia a feira do ano passado e vim comprar novos livros”, acrescentou Maria Luiza.

Moradora de Guaratiba e estudante da Escola Municipal Vereador João da Silva Bezerra, Pâmela Vitória (12 anos) é frequentadora da FLIM. “Quando eu estudava na Escola Municipal Guaratiba, eu já tinha vindo para cá. Então já conheço essa feira há um tempão e eu gosto muito dela. Sempre participo e compro muitos livros, fui na Tenda Digital, na Tenda do Saber e desta vez ainda ganhei um autógrafo no livro A Toca dos Chapéus”, lembrou Pâmela.

A programação deste quinto dia de FLIM ainda contará com exposição itinerante de ciências, até às 17h; palestra ‘Games e Quadrinhos, fazendo e registrando as histórias’, às 17h30 na Tenda Mundo Digital; e o espetáculo “A Cartomante” de Machado de Assis, às 18h30 na Tenda do Saber.