Secretários e representantes do Poder Executivo participaram nesta terça-feira (29/10) da apresentação do Plano de Contingência Municipal (Plancon) ao Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil (Simpdec) para gestão de desastre. Elaborado pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o projeto foi exposto na sede da Escola Municipal de Governo (EMAR), na Rua Álvares de Castro, 538, Centro.

Durante a apresentação ministrada pelo coordenador de projetos institucionais, major Wellington Silva, foram exibidos tópicos sobre as atribuições do órgão, bem como os elementos que compõem o Plano de Contingência desde sua introdução ao Formulário de Informação ao Desastre (FIDE), passando por identificação de mapas com probabilidades de inundação e alagamento, mapas de desastres e mapas de risco geológico, entre outros itens.

“Pedimos às secretarias que informem qual o seu poder de resposta. Por exemplo, em uma área que está inundada, termos o auxílio de um maquinário da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) para poder nos ajudar na fluidez da água”, exemplificou o coordenador geral da Defesa Civil, Edson Amaral.

Além do Plano de Contingência, foi apresentado também o Comitê da Cidade Resiliente (aquela com capacidade de resistir, absorver ou se recuperar de forma eficiente dos efeitos de um desastre, seja ele qual for). Esses locais conseguem vencer de maneira organizada esses desafios minimizando as perdas humanas, bem como evitando a destruição do patrimônio.

“Várias ações que estão acontecendo no município como dragagem, a questão de locação social, o trabalho Instituto Darcy Ribeiro (IDR), o próprio trabalho da Defesa Civil em relação à capacitação são ações que fazem com que venhamos ter a nossa cidade como uma Cidade Resiliente”, afirmou Wellington Silva.

Antes de iniciar a palestra, o subsecretário de Urbanismo, Sandro Caldas, falou sobre a importância de obter conhecimento sobre as ações de mitigação dos desastres naturais. “Está chegando uma época que é crítica que tem incidência de chuvas e a Prefeitura tem que se precaver para que possa enfrentar esse problema da natureza, que independe da nossa vontade, da melhor maneira possível. Então temos que estar preparados”, avaliou.

Atento às informações que eram passadas, o representante da Secretaria de Assistência Social, Jaderval Sá Rêgo, parabenizou a iniciativa de pasta em disseminar os conhecimentos a outros setores do governo. “Achei que o plano foi muito interessante na medida em que busca integrar todos os órgãos e secretarias à Defesa Civil no tocante planejamento para lidar com catástrofes ou intemperes. Isso é uma preparação que todos nós estamos fazendo para que no futuro demos uma resposta rápida e eficiente para a população e tranquilizá-la”, enfatizou.