Abertura da 5ª Festa Literária de Maricá - Foto: Evelen Gouvêa

Foi oficialmente aberta nesta sexta-feira (25/10) a quinta Festa Literária de Maricá (Flim). O evento, com uma programação variada e oferta de livros de 33 diferentes editoras, acontece até sexta-feira, dia 01/11, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro. Na Tenda do Saber, o prefeito Fabiano Horta deu as boas-vindas ao público e disse que a Flim já pertence a Maricá e faz parte do calendário literário brasileiro.

“Essa Festa já carrega um apossamento da cidade pela sede da leitura, que constrói a nossa humanidade. O mundo será melhor para essa meninada que está aqui mas é preciso que eles mergulhem nesse saber que está nos livros”, destacou o prefeito.

“Estamos vivendo um mundo cada dia mais digital, veloz. A gente precisa compreender com a razão, consciência que esse mundo precisa estar permeado pela construção de valores e essa meninada vai extrair conhecimento nos livros. Velocidade, conexão e profundidade da construção do saber não vêm pelo toque no celular mas na virada de páginas”, enfatizou Fabiano Horta.

Professor de Geografia, o vice-prefeito Marcos Ribeiro disse que a Flim é uma revolução constante. “Em Maricá estamos na contramão e ofertando cultura. É uma alegria muito grande o que estamos vivendo nessa cidade que respira livros e conhecimento. Vamos continuar fazendo nossa FLIM e ser um dia melhor que a Flip (Feira Literária de Parati)”, ressaltou.

A secretária de Educação Adriana Luiza da Costa disse que essa festa é feita para os alunos, pais e moradores. “Essa festa é para todos. O livro é o bem mais preciso para uma cidade em desenvolvimento. O povo que lê vai desenvolver nas mais diversas ações: aprende a ouvir, falar e agir em benefício de todos”, afirmou Adriana.

Também presente na cerimônia de abertura, o presidente da Associação Brasileira de Difusão do Livro, Márcio Tupinambá, destacou o investimento da prefeitura na Festa Literária de Maricá.

“Essa festa é cultural e o município propicia isso quando garante que as pessoas tenham acesso ao conhecimento através da leitura. Vi hoje (sexta-feira) aqui crianças e adultos escolhendo o que iam ler e isso dá um animo muito grande”, frisou Márcio.

“Grande importância projetos como esse que incentivem a leitura. Que a Flim seja um espaço de conhecimento e empoderamento da molecada”, acrescentou a presidente da União Maricaense de Estudantes (UMES), Yeza Aguiar.

A Flim acontece todos os dias até o dia 01/11. Entre as atrações confirmadas estão a escritora Thalita Rebouças, autora de mais de 20 livros dedicados ao público infanto-juvenil; a atriz Letícia Braga, que interpreta a Sol da série infantil “Detetives do Prédio Azul” (D.P.A.); o escritor Vitor Martins, autor de “Quinze Dias” e “Um Milhão de Finais Felizes”; e a compositora, cantora, atriz e educadora musical Bia Bedran.

Da mesma forma que nos anos anteriores, a Prefeitura distribuiu vouchers para alunos e profissionais da rede municipal. Estudantes e profissionais de apoio receberam o equivalente a R$ 80 para compra de livros nos estandes, profissionais extraclasse têm o equivalente a R$ 100 e professores regentes vouchers de R$ 200.