A Estrada dos Cajueiros foi inteiramente liberada ao trânsito de veículos pela Prefeitura pouco antes das 16h desta quinta-feira (24/10), após três dias de interdição em função de uma obra de macrodrenagem que faz parte da duplicação da via, que liga a rodovia RJ-106 ao loteamento Jardim Atlântico, em Itaipuaçu. A liberação ocorre um dia antes do previsto com a conclusão antecipada da intervenção, na qual homens e máquinas instalam manilhas e galerias pluviais que vão cruzar a pista em direção ao curso d’água.  O trabalho havia começado na manhã da última terça-feira (22).

Em ambos os lados da ponte sobre o rio Bambu, os cortes na pista foram aterrados e receberam camadas de asfalto. Uma das redes recebeu manilhas de 1,2 metro (vindas da RJ-106) e a outra, galerias retangulares de 3 metros de largura (na parte oposta). O fluxo será despejado dentro do rio no sentido em que corre na direção do encontro com o Canal da Costa, próximo à região da restinga. O trecho da ponte  ainda deve receber um recapeamento nesta sexta-feira (25), mas a autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) informa que não será necessário interromper o trânsito novamente.

As linhas de ônibus e de vans que passam pela estrada – cujo nome oficial é Oscar Vieira da Costa Júnior – foram imediatamente comunicadas da liberação da pista e já voltaram a operar no trecho. De acordo com a Guarda Municipal, não houve grandes transtornos no trânsito do bairro por causa da obra.

A intervenção é parte da obra de duplicação da estrada, que começou no ano passado e vai levar melhorias que incluem nova pavimentação, iluminação e a construção de uma segunda ponte no local. As pistas terão uma largura total de 21 metros, com pistas de rolamento de 7 metros cada, acostamento e 2 metros de ciclofaixa na divisória da via. Também haverá a construção de novas calçadas em ambos os lados.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here