A Secretaria de Assistência Social de Maricá apresentará, na quarta-feira (13/11), o programa “Criança Feliz”, com o tema “Primeira Infância no SUAS e a Interface com o Programa Feliz”, para autoridades, instituições e munícipes.

O evento ocorrerá das 13h às 17h, na casa Sal da Terra, na Rua Álvares de Castro, nº 189, no Centro. Segundo o secretário Jorge Castor, o programa já é realizado no município há um ano e se desenvolve por meio de visitas domiciliares.

O objetivo é promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância (de 0 a 6 anos, incluindo gestantes), buscando envolver ações intersetoriais das redes de saúde, educação, cultura e direitos humanos.

Nesta segunda-feira (21/10), a equipe do programa Criança Feliz de Maricá recebeu a visita da coordenadora e da assessora técnica do programa Criança Feliz/Primeira Infância no SUAS do Estado do Rio de Janeiro.

Suzilaine Duarte e a Jaqueline Quintela apresentaram a prática do programa no Estado, seus objetivos, suas principais funções e destacaram o que consideram “excelente trabalho” realizado pela coordenação do programa’ e pelos educadores sociais de Maricá.

À tarde, a equipe do Estado acompanhou a visitadora do programa de Maricá, Rebeca Machado, em uma das casas que é realizado o acompanhamento familiar semanal.

Segundo o Ministério da Cidadania, através da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social-RJ, o “Criança feliz” é um programa que tem o objetivo de facilitar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos que necessitam.

Além de estimular a responsabilidade dos adultos, que se relacionam diretamente com ela, estabelecendo os vínculos afetivos mais próximos durante os seus primeiros anos de vida e promover o fortalecimento do papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças na primeira infância, encorajando o desenvolvimento de atividades lúdicas envolvendo outros membros da família.

Outro papel importante do “Criança Feliz” é reforçar a implementação do Marco Legal da Primeira Infância, Lei 13.257/2016, que ressalta a necessidade da integração de esforços da União, dos estados, dos municípios, das famílias e da sociedade no sentido de promover e defender os direitos das crianças e ampliar as políticas que promovam o desenvolvimento integral da primeira infância.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here