Curso de Direitos Humanos na EMAR - Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, por meio da Coordenadoria de Direitos Humanos, está realizando, até o dia 26 de novembro, o curso de extensão Direitos Humanos Participação Social e Cultura de Direitos. 

A iniciativa, realizada em parceria com a Escola Municipal de Administração (Emar), com o Programa Cultura de Direitos e com a Universidade Federal Fluminense (UFF), tem como objetivo contribuir para a ampliação dos conhecimentos sobre direitos humanos, participação social e cultura de direitos, fomentando o pensamento crítico de seus participantes. 

De acordo com a coordenadora de direitos humanos da Secretaria Municipal de Participação Popular, Direitos Humanos e Mulher, Luciana Bittencourt, o curso surgiu da necessidade de fazer com que as pessoas tivessem uma noção mais aprofundada do que significa o termo “direitos humanos”.

“Percebi que era preciso explicar a função dessas questões. A ideia é que as pessoas possam ter uma visão além”, disse Luciana. 

As aulas, que começaram no dia 01/10, acontecem toda terça e quinta-feira, das 9h às 13h. “Teremos um total de 17 aulas, em 68h de curso. Depois de abordar várias temáticas, queremos desmembrar em áreas de interesse. Também vale destacar que, duas semanas após o final do curso, estaremos realizando um grande seminário de Direitos Humanos, que passará pelo Centro, Mumbuca e condomínios do Minha Casa Minha Vida”, antecipou a coordenadora. 

Formada em serviço social, Luana Ferreira (31 anos) vê na especialização uma chance de entrar no mercado de trabalho. “Ainda não consegui atuar na minha área, então estou sempre em busca de atualizações que possam me ajudar. Como o curso é gratuito, para mim foi uma oportunidade excelente. Estou conhecendo novas pessoas, compartilhando conhecimentos e várias reflexões. Não faltei nenhum dia e quero ir até o final”, contou Luana. 

Aluno do curso e motorista da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Evandro Fernandes (51 anos), falou sobre tudo que está aprendendo. “Faço parte de núcleos de cultura e acho que vou poder aplicar, no dia a dia, muito do que estou aprendendo aqui. Os temas, as pessoas que vem palestrar, cada um que tem passado por aqui, vem deixando uma colaboração muito importante. Tudo tem sido muito bom”, disse Evandro. 

Coordenador do programa municipal Cultura de Direitos, Eugênio Soares falou sobre a iniciativa. “O Cultura de Direitos trabalha na transversalidade entorno das questões de cultura e direitos humanos. Viemos apresentar este enfoque para os alunos, mostrando os nossos desafios no resgate da cidadania, que se dá através da cultura. Nós trabalhamos com quatro oficinas: audiovisual, mídias sociais, capoeira e música, através delas, acabamos atingindo as famílias dos alunos, possibilitando um mapeamento sobre problemas de desemprego, deficiências, vícios, e etc”, ressaltou Eugênio.  

Com cerca de 90 inscritos, o curso está na sua quarta semana de atividades, e continua recebendo interessados. “Por aula, são em média 42 pessoas, mas ainda tem gente entrando. Algumas pessoas têm contato com nossos alunos, ficam sabendo das trocas de conhecimento que acontecem aqui, e nos procuram para participar também. E eu realmente não deixo ninguém de fora”, concluiu Luciana.  

Durante as instruções desta terça-feira (22/10), Evandro Sathler, que integra o corpo técnico da Emar, apresentou aos alunos um projeto de universidade para Maricá.

“Quando falamos em universidades, o que imaginamos são grandes instituições, mas o que estamos apresentando é uma proposta de universalização do conhecimento. A ideia é discutir outros modelos de difusão do conhecimento, projetos como este aqui, onde existe um status universitário no curso de extensão que tem chancela da Universidade Federal Fluminense”, explicou Evandro, que é advogado, doutor em Geografia (UFF) e mestre em Ciências Sociais e Jurídicas (UFF). 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here