Foto: Marcos Fabricio

Sob o slogan “Doar faz bem ao coração”, o Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio) e a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, realizaram no último sábado (19/10), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, uma campanha de doação de sangue. De acordo com a pasta aproximadamente 70 bolsas foram coletadas.

“Assim como nas campanhas anteriores a população compareceu em peso superando nossa expectativa”, afirmou o coordenador de Humanização, Jessé Paz. “Como nem todos estavam aptos naquele momento, isso impediu que batêssemos o número de doações conquistadas em outras edições”, explicou.

“Todos que tiverem o desejo de doar sangue e ajudar com a campanha precisam ler com atenção os panfletos e todos os materiais de divulgação para que não compareçam ao local sem estarem aptos a doar. Essa foi a nossa última coleta do ano, estamos fechando o calendário para 2020 e divulgaremos as novas datas tão logo seja possível”, garantiu Jessé.

“Sempre quis doar, mas devido as minhas tatuagens precisei esperar o tempo adequado e agora surgiu essa oportunidade, então eu vim. Afinal, é uma forma de poder efetivamente salvar vidas”, disse Ana Carolina Afonso, de 21 anos, moradora do Centro.

“É a primeira vez que venho doar e achei tudo muito organizado e rápido. Recomendo a todos que podem ajudar que venham e doem”, sugeriu Luiz Fernando Figueiredo, de 21 anos, morador do Caxito.

Com o objetivo de aumentar seu estoque o Hemorio recebe diariamente doadores. Para ser um doador basta que o voluntário tenha entre 16 e 69 anos, sendo que dos 60 aos 69 anos, o interessado só poderá doar se já tiver realizado alguma doação antes dos 60.

Além disso, é necessário pesar no mínimo 50 kg e estar em bom estado de saúde, descansados e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas. Também não pode estar em jejum e é preciso apresentar um documento de identidade com foto. Caso o doador tenha feito uma tatuagem, o prazo mínimo para a doação é de um ano após a conclusão do trabalho na pele.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here