Festival Sabores da Roça no Espraiado - Foto: Marcos Fabricio

A primeira edição do Festival Sabores da Roça agitou, durante três dias, a região do Espraiado, o bairro rural mais charmoso de Maricá. A programação que teve início as 18h da sexta-feira (18/10) e só terminou no começo da madrugada de domingo (20/10).

O evento contou com gastronomia típica do interior, petiscos e caldos diversos, bebidas tradicionais e cervejas artesanais, além de, muitas atrações musicais pratas da casa e convidados que apresentaram o melhor da música sertaneja e de raiz da roça.

O festival foi uma realização da Prefeitura de Maricá com a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a Associação de Moradores do Espraiado (AMA). De acordo com o secretario de Turismo, Robson Dutra, uma segunda edição já está confirmada e em breve será divulgada.

“O Espraiado é realmente um local diferenciado que remete ao clima do interior, tem uma gastronomia muito boa e, por isso, foi escolhido para receber este festival que é só o primeiro de muitos”, afirmou Robson Dutra. “O evento está sendo incrível porque os moradores do bairro abraçaram a ideia, mas também temos gente de outros bairros e até de outros municípios”, destacou. Um bom público compareceu aos três dias do evento, que contou com área de recreação para crianças.

Músicos do grupo Viola de Seis, uma das atrações mais aguardas do segundo dia do festival, destacaram a qualidade da festa e agradeceram por Maricá estar promovendo um evento que busca valorizar e resgatar a cultura sertaneja de raiz.

“Estamos muito felizes por estarmos aqui. O festival está lindo e o público maravilhoso. Uma iniciativa como essa além de ser uma ótima opção de entretenimento resgata a nossa cultura sertaneja e como o próprio nome do festival diz, resgata os verdadeiros sabores da roça. Vamos tocar aqui hoje (sábado) o melhor do sertanejo raiz e animar o pessoal”, afirmou David Canto, um dos vocalistas do grupo Viola de Seis, minutos antes de subir ao palco do festival.

“Sou moradora do Espraiado e estou adorando. O evento está maravilhoso, seguro e organizado. Amanhã (domingo) estarei aqui novamente com a minha família”, afirmou Isabela Melo, de 24 anos.

“Excelente festival. Comida maravilhosa e muita música boa. Ideal para aproveitar com a família e os amigos”, afirmou Raphael Carvalho, de 35 anos, morador do Centro.

“O Espraiado precisa de eventos assim. Nosso bairro é lindo e muito acolhedor. O mais legal desse festival é que têm atrações para adultos, crianças, enfim, toda a família pode vir e aproveitar”, avaliou Selma Conceição Sá, de 42 anos, moradora do bairro.

“Maravilhoso é pouco, esse festival está incrível. Sinceramente recomendo a todos da região que venham à Maricá para conhecer não só a cidade, mas todos os eventos que estão sendo realizados por aqui”, disse Adriano Vieira, de 38 anos, morador de Itaboraí.

“Essa iniciativa é maravilhosa e espero que aconteça mais vezes para que consigamos aumentar nosso turismo e mostrar que nossa cidade é rica não somente na gastronomia, mas também na área das bebidas artesanais e na cultura em geral”, afirmou o expositor João de Sá, proprietário da “Paladar Artesanal Home Distilling”, que fica no Parque Nanci.

“Estou positivamente muito surpresa e muito feliz por estar participando deste festival. Fui à todas as reuniões de organização do evento e desde o início foi tudo muito bem feito. Estrutura, passando pela segurança e limpeza do local, está tudo perfeito e o público está surpreendente desde o primeiro dia. Isso aqui encheu, está sendo de fato um sucesso”, avaliou a expositora Márcia Guimarães, sócia do “Bicho Grilo Cervejaria”, localizada no Boqueirão.