A Secretaria de Assistência Social de Maricá, através da Coordenadoria de Atendimento às Crianças e aos Adolescentes, está promovendo o cadastramento para apadrinhamento de crianças e adolescentes que estão abrigados nas Casas de Acolhimento do município.

Interessados em participar do projeto “Transformando Vidas” devem procurar a coordenadoria, que fica na sede da secretaria (Rua Domício da Gama, 398, Centro – em frente ao hospital Conde Modesto Leal), portando a identidade original, CPF original e o comprovante de residência. Os apadrinhamentos serão executados em parceria com o Poder Judiciário e o Ministério Público.

Há dois tipos de apadrinhamento. O financeiro, quando a pessoa ou empresa não se envolve com a criança e não frequenta a instituição. A responsabilidade é apenas de custeio diante das demandas das casas de acolhimento.

Os recursos doados são direcionados para alimentação,medicamentos, exames, roupas, sapatos, material escolar, cursos específicos para cada criança, entre outros. Os gastos ficam a cargo direto do padrinho financeiro para as demandas que desejam custear.

Já o apadrinhamento afetivo possibilita que um padrinho ou madrinha (selecionados após uma análise rigorosa que inclui todos os aspectos da vida pessoal do interessado) auxilie a resgatar o convívio familiar de crianças e adolescentes, que não conseguem esse suporte emocional dos responsáveis.

Dessa forma, a criança ou o adolescente terá a possibilidade de se relacionar e conviver dentro do equipamento e em outro ambiente. Ou seja, com passeios e outras atividades, que o façam conhecer valores que favorecem e podem influenciar positivamente sua formação.

É válido lembrar que esse projeto não implica em nenhum vínculo jurídico, e que as famílias cadastradas no Cadastro Nacional de Adoção (CNA) são prioridades na adoção destas crianças ou adolescentes. Neste caso, há um desligamento total entre a criança e os pais biológicos e dos padrinhos afetivos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here