Festa das Crianças - Foto: Divulgação

A Secretaria de Assistência Social de Maricá promoveu diversas celebrações pelo Dia das Crianças. Os festejos começaram no início do mês e estão ocorrendo nos equipamentos que acompanham os grupos de família, crianças e adolescentes.

Em todos os eventos, as equipes técnicas apresentam os serviços ofertados pela unidade e agradecem a participação dos usuários. 

As equipes do CRAS CEU, do programa Criança Feliz e Equoterapia realizaram, no dia 15/10, uma festa com brincadeiras, palhaço e mágico (cedidos pela Secretaria de Cultura), dança e guloseimas.

Já a equipe do CRAS Itaipuaçu promoveu, também no dia 15/10, um dia com o grupo de crianças, que são acompanhadas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e pelo programa Criança Feliz, na oficina de panificação. Todos colocaram a mão na massa e prepararam pães de queijo e “cupcakes”. 

A equipe do CREAS aproveitou a manhã desta quarta-feira (16/10) para realizar uma palestra sobre “O Direito de Brincar-Resgate do Lúdico” para o grupo de familiares da unidade.

Foi explanado no evento, que o brincar é fundamental para o desenvolvimento integral da criança e que está previsto na Declaração Universal dos Direitos Humanos, na Declaração dos Direitos da Criança, no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), na Convenção sobre os Direitos da Criança e no Marco Legal da Primeira Infância (Lei 13.257). 

Após a palestra, foram realizadas dinâmicas que desenvolvem habilidades cognitivas, afetivas e sociais como, por exemplo, nas brincadeiras da batata quente, dança das cadeiras e mímica. As crianças aproveitaram o pula-pula, cachorro-quente, pipoca e sorvetes. Todos ganharam um brinde no final da festa.

Rosilene Silva, de 46 anos, é tia de cinco crianças atendidas pelos psicólogos e assistentes sociais do CREAS. Ela está sempre presente nas atividades do equipamento. “Meus sobrinhos são super bem atendidos pelos técnicos. E estas festas fazem com que eles socializem com outras crianças”, disse Rosilene.

Debora Silva, de 37 anos, está gestante de 3 meses e tem um filho de 5 anos. A família é acompanhada pelo programa Criança Feliz.

“A equipe me deu uma segurança com orientações na minha gestação, que não tive no meu primeiro filho. Além de sempre acompanhar os atendimentos médicos e da carteira de vacinação”, contou Debora emocionada com a atenção e com a festa que as equipes proporcionaram para sua família.

Tatiana Uchôa, de 27 anos, tem 3 filhos e frequenta o CRAS CEU há uns 2 anos. “Meus filhos estão adorando as atividades desta festa”, referiu Tatiana, que estava na festa realizada no CRAS CEU com a equipe do programa Criança Feliz, na quadra do CEU, na Mumbuca.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here