Pré-conferência de Cultura na lona da Barra de Maricá - Foto: Katito Carvalho

A Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, recebeu nesta quarta-feira (16/10) a quarta e última Pré-conferência Municipal de Cultura.

Assim como os três primeiros encontros, realizados em Itaipuaçu, Inoã e Cordeirinho, o evento refere-se a etapa preparatória para a III Conferência Municipal de Cultura de Maricá, que acontece nos dias 30 e 31 de outubro, também  na Lona Cultural da Barra.

Realização da Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, a quarta Pré-conferência contou com 130 credenciados. De acordo com a pasta estima-se que os quatro encontros juntos reuniram mais de 400 pessoas, entre moradores e artistas.

Todos os eventos tiveram como objetivo formular propostas dentro de quatro eixos temáticos. São eles: Valorização e Regularização de Artistas; Descentralização das Atividades Culturais; Diretrizes de Elaboração do Plano Municipal de Cultura e Preservação e Salvaguarda do Patrimônio Cultural.

“Estamos muito felizes com os resultados das Pré-conferências. Estive presente em todas e, assim como a de hoje, a sociedade compareceu e contribuiu com suas ideias e desejos”, comemorou Andrea Cunha, secretária de Cultura.

Ainda segundo Andrea um dos pontos mais positivos das reuniões foi identificar que as propostas levantadas estão alinhadas com o trabalho que a Prefeitura já vem desenvolvendo no cenário cultural de Maricá.

“Agora com os pilares devidamente discutidos e os delegados eleitos, não tenho dúvidas de que nos dias 30 e 31 de outubro teremos uma grande Conferência Municipal de Cultura”, garantiu a secretária.

“Esses encontros são na verdade uma excelente oportunidade para a população de Maricá, artística ou não, expor suas ideias e sugerir novas iniciativas e projetos em beneficio da nossa cidade. Acompanho o desenvolvimento cultural de Maricá e na minha avaliação a gestão pública municipal está no caminho certo”, elogiou a artista Luzineia Braga, de 51 anos, moradora da Barra e fomentadora da arte e da gastronomia local.