Troca do quadro de energia do Hospital Conde Modesto Leal - Foto: Marcos Fabricio

Para ampliar a segurança energética e aumentar a capacidade de carga do Hospital Municipal Conde Modesto Leal (HMCML), a Secretaria de Iluminação Pública, a pedido da Secretaria de Saúde, deu início nesta segunda-feira (14/10) à substituição do Quadro de Transferência Automática (QTA), um painel elétrico de controle utilizado em grupos de geradores de energia, que acionam automaticamente os equipamentos em caso de interrupção no fornecimento de energia.

“É um dos dispositivos mais importantes para um gerador de energia elétrica. Estamos iniciando a transição do quadro antigo para esse novo, mas temos de fazer gradativamente porque os equipamentos hospitalares não podem ficar sem energia”, explica o secretário da pasta, Adelso Pereira. “A intenção é concluir o trabalho em dez dias”, declarou. Além do QTA, a secretaria trocou o sistema elétrico da unidade.

Atualmente, o HMCML funciona com quadro com capacidade de 800 amperes e o novo terá 1.250 amperes. “Isso resolve de vez o problema de sobrecarga do hospital”, destacou o secretário, acrescentando que o hospital está ligado a quatro geradores a diesel: dois utilizados apenas para os aparelhos de ar-condicionado e outros dois direcionados para o sistema de luz.

O secretário explica o funcionamento do QTA. “Se estiver em automático e houver interrupção da energia elétrica, um relé auxiliar no quadro ativa o grupo gerador. Desta forma, todo o circuito elétrico é abastecido automaticamente. Quando a fonte de energia elétrica externa é restaurada, o painel ainda aguarda um tempo pré-programado de restabelecimento da tensão para desligar automaticamente o gerador”, concluiu Adelso.