Projeto "Chegou a sua vez" em parceria com a ONU - Foto: Divulgação

O Instituto Municipal de Informação e Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) começou, na noite da última quinta (10/10), o calendário de reuniões populares para apresentação do programa “Chegou a Sua Vez”. O projeto, maior ação integrada de combate à extrema pobreza na cidade de Maricá, é realizado em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a cooperação das secretarias, o calendário de reuniões vai acontecer nos principais equipamentos de Educação, Saúde e Assistência Social. O primeiro local selecionado foi a Escola Municipal Professor Darcy Ribeiro, em Inoã. O encontro foi direcionado a pessoas com influência no bairro, a fim de estabelecer uma ponte com os moradores, que receberão a visita dos pesquisadores de campo em breve.

O presidente do IDR Alan Novais, comentou sobre a importância de realizar essas reuniões. “Ouvir as pessoas vai ser fundamental para o sucesso do programa. Apesar do planejamento que já vem sendo desenvolvido junto às secretarias para atendimento das pessoas mais vulneráveis, precisamos nos aproximar do público-alvo do programa para ajustar possíveis lacunas”, enfatizou.

“Esse trabalho que antecede a entrada em campo da pesquisa é fundamental porque nós vamos recensear cerca de 60% dos domicílios do município de Maricá. É importante que as pessoas estejam preparadas e bem informadas sobre o trabalho que vai ser desenvolvido para receber bem os entrevistadores e dedicar um tempo, que é necessário para responder as questões que vão ser feitas”, destacou o coordenador do programa, Antônio Veríssimo.

A diretora da unidade escolar Katia Cruz observou que as escolas serão importantes pontos para multiplicar a informação sobre o programa “Chegou a Sua Vez”. “É necessário trabalhar o assunto como parte do conteúdo programático, explicar o papel das pesquisas, que são fundamentais para melhorar as condições do contexto que está sendo investigado.

A gente percebe que parte dos alunos não são verdadeiros quando respondem às questões socioeconômicas da Prova Brasil, do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). E quando sai o resultado, não reflete a realidade dos estudantes”.

“A reunião foi muito produtiva. A gente sai daqui com a missão de incentivar as pessoas a participarem da pesquisa, abrir as portas para os pesquisadores”, comemorou o líder Pai Nego.

Além dos encontros com a comunidade, a equipe do programa planeja oficinas com as equipes das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, que vão receber as demandas levantadas pela pesquisa.

“Nossa expectativa é muito grande. Está sendo feito um planejamento para cobrir todo o território de Maricá. Os profissionais desses equipamentos também vão ter contato com a equipe do programa ‘Chegou a Sua Vez’ com o objetivo de colaborarem com os protocolos que estão sendo desenvolvidos”, completou Novais.