Outubro Rosa na Casa do Idoso de Itaipuaçu - Foto: Fernando Uchôa

Para homenagear o Outubro Rosa, mês voltado para ações de prevenção ao câncer de mama, as alunas de Dança Cigana da Casa do Idoso Mais Feliz de Itaipuaçu, vestiram-se à caráter, com acessórios como chalés e lenços cor de rosa. O evento aconteceu nesta segunda-feira (14/10). 

A professora Cecília Bastos comandou a dança cigana, que contou com músicas gitanas e árabes. A coordenadora da Casa, Telma Mattos, participou da aula. Ao final, foram servidos salgados e doces pelas próprias alunas.

“Depois que comecei a frequentar aqui, não tive mais depressão nem sintomas da doença. A Casa oferece, além de atividade física, um convívio saudável. O ambiente alegre reduz o estresse e gera novas amizades”, enfatiza Enir Pestana, 68 anos, ex-moradora do Rio, há quatro anos no projeto e que, há sete anos, teve câncer e fez mastectomia. Pouco tempo depois, sofreu nova cirurgia, desta vez para substituição da válvula mitral.

A professora Cecília Bastos, diz que encontrou apoio e amizade, tanto em suas aulas, como em toda a Casa. “A partir da coordenadora Telma, todos os colegas são solidários. Isso incentiva trabalhar e fazer amigos”.

A professora de Hidroginástica, Deyse Rodrigues, 41, disse que já teve alunas com câncer de mama. “Faziam hidroginástica por indicação médica, por ser atividade de baixo impacto”, adiantou.

A coordenadora Telma Mattos, 51 anos, garantiu que, independente da atividade, o ambiente tranquilo e alegre da Casa, facilita a recuperação de doenças físicas e emocionais. “A depressão e o estresse vão embora, e o testemunho geral é de melhora em pouco tempo”, conclui.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here