Curso de Gestão de Risco de Desastre Geológico - Foto: Elsson Campos

O encerramento do curso de Gestão de Risco de Desastre Geológico promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil na Escola Municipal de Administração de Maricá (Emar) aconteceu nesta sexta-feira (11/10).

Iniciado na última terça-feira (08/10), o curso contou com 32 horas/aula, nas quais foram abordados temas como mapeamento de risco, áreas suscetíveis a escorregamento de massa (deslizamento de encostas), cartografia, carta de suscetibilidade e todas as ações preventivas voltadas à questão de gestão do risco geológico.

“Como no Estado do Rio de Janeiro e grande parte do Brasil a problemática geológica é uma das que mais mata pessoas, é importante que as Defesas Civis se apropriem do conhecimento voltado para gestão de risco de desastres geológicos, em como fazer um mapeamento, para que todas as cidades estejam instrumentalizadas e venham a preparar suas populações para lidar com os desastres que são característicos dessa natureza”, explicou o coordenador do curso, major Wellington Silva.

Coordenador da Defesa Civil de Rio Bonito e oficial da reserva do Corpo de Bombeiros, Aldeci Mendonça (51 anos) aproveitou a oportunidade.

“Nosso município apresenta uma característica muito grande de acidente do relevo, então esse curso vai ser de grande valia para implementarmos nosso trabalho de ação e proteção”, avaliou. “Esse é o quarto que faço aqui, é uma gama de conhecimento que temos levado e que tem incentivado outros colegas a também se inscreverem”, explicou.

“Você acaba vendo uma outra realidade, além da que você tem no seu município, mas em outros que vão te ajudar em sua formação técnica. Essa oportunidade de trocar experiência e adquirir novos conhecimentos técnicos são essenciais para nos ajudar no dia a dia do nosso trabalho na Defesa Civil”, completou Luiz Carlos Carvalho Silva (40 anos), de Rio das Ostras.

Integrando a Defesa Civil há um ano, Claudia Villaça (47 anos), do Distrito Federal, também já tinha participado de outra capacitação, em metereologia.

“O que motivou a fazer esse segundo curso foi o primeiro que fizemos aqui e gostamos muito. Então, como esse era voltado para a nossa área de gestão de riscos e desastres, incentivamos nossa chefe a trazer a equipe toda. Foi muito positivo, acrescentou muito e vai fazer muita diferença no nosso trabalho. Estamos revendo muitas coisas nos nossos relatórios e em nossa forma de atuação em campo”, esclareceu.

“Moro em uma cidade que tem poucos recursos nessa área, Maricá está saindo na frente, fazendo esse trabalho e abrindo oportunidades pra gente, que é da cidade vizinha. poder estar aprendendo um pouco mais”, elogiou Inácio Santos, 48 anos, de Tanguá.

“A Defesa Civil de Maricá está se destacando no cenário nacional pelo trabalho que vem realizando, visando não só a melhoria da qualidade de vida da população de Maricá, mas do Brasil inteiro, haja visto que 18 estados brasileiros já passaram por aqui, levando nosso know-how para suas respectivas realidades”, concluiu o major Wellington.