Homenagens aos guardas municipais de Maricá - Foto: Marcos Fabricio

Em homenagem ao Dia Nacional das Guardas Municipais, instituído pela lei federal 12.066/2009, a Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Trânsito realizou na manhã desta quinta-feira (10/10) uma cerimônia direcionada aos 158 profissionais da corporação maricaense, no salão Sal da Terra, no Centro.

Na ocasião, foram apresentados os números alcançados pela Guarda Municipal (GM) no primeiro semestre e foram homenageados 12 guardas que se destacaram no segundo trimestre do ano, seguindo os critérios de presteza, iniciativa, trato com o público, dedicação, assiduidade, pontualidade e urbanismo.

“É um orgulho ver cada dia mais profissionais entusiasmados, felizes e trabalhando com mais desenvoltura. Em cada quilômetro dessa cidade, observamos os serviços da GM, seja na parte da sinalização viária, da mobilidade urbana ou segurança”, enfatizou o secretário da pasta, Celso Netto.

Com seis grupamentos (Trânsito Urbano, Ronda Escolar, Proteção Patrimonial, Tático-Operacional, Ações com Cães e Defesa Ambiental), os números apresentados, de acordo com o comandante inspetor da GM, Renato Luiz Moreira, mostram que o serviço está sendo executado de forma eficiente.

“Ao todo, foram 3046 visitas da ronda escolar, 322 ordens de serviço, 31 ocorrências policiais com cinco apreensões de entorpecentes, 53 resgates de animais e 154 apreensões de veículos. Esses números mostram que estamos no caminho certo”, destacou o comandante.

“É muito gratificante termos nossos serviços reconhecidos e sermos valorizados. No meu trabalho junto às escolas, é complicado ver algumas situações familiares envolvendo crianças, mas, da forma mais correta possível, buscamos atuar”, frisou a servidora Luisa Inocêncio dos Santos, de 33 anos, há seis anos como guarda e que atua no Grupamento de Ronda Escolar (GRE). Ela foi uma das homenageadas.

Com 17 anos na corporação, Raimundo Gomes, de 60 anos, atua no Grupamento de Proteção Patrimonial (GPP). “Para mim, é um orgulho ser agraciado com uma homenagem no dia de hoje. Estamos resgatando os nossos valores de equipe com foco no respeito para toda corporação”, salientou o guarda, que é turismólogo. Como pré-requisitos essenciais para ser incorporado à frota, Raimundo destacou a importância de alguns valores. “Considero a idoneidade, o espírito de equipe e a coesão fundamentais para desenvolver um trabalho de excelência em prol da população”, concluiu.