Cães serão colocados para adoção dia 13/10 em Cordeirinho - Foto: Elsson Campos

A Coordenadoria de Proteção Animal de Maricá participa no domingo (13/10) apoiando uma iniciativa da Associação de Moradores e Amigos de Cordeirinho, que procura um lar para cães de rua da região litorânea da cidade.

Numa parceria com o comércio local, a associação vai oferecer, por preço especial, banho e tosa dos animais a quem apadrinhar um deles. Caso o ‘padrinho’ resolva adotar o cão, o órgão municipal fará de forma gratuita o exame de sangue que serve de triagem para, caso o bicho esteja em condições, oferecer a castração. A ação ocorre a partir das 9h na Rua 105, na altura do pet shop Arte do Pelo.

Para a coordenadora Milena Costa, a iniciativa é importante e pode chegar a outras regiões da cidade. “Trata-se de cuidar desses animais e zelar por sua saúde, por isso apoiamos a ação. Teremos no local a veterinária Ludmila Taveira, que será a responsável pelos exames nos cães em caso de adoção. Toda essa parte será gratuita”, garantiu Milena, dizendo ainda que outras entidades que quiserem realizar ações semelhantes podem procurar a coordenadoria.

De acordo com a presidente da associação, Rosi Cavalcanti, o evento deverá ter cerca de 50 cães de rua recolhidos em bairros como Bambuí, Areal, Guaratiba, Bananal, Ponta Negra, Vale da Figueira e parte de Jaconé. Ela reforça que a entidade terá o serviço de banho e tosa que foi oferecido a preço de custo pelos comerciantes.

“É uma ação especificamente para animais de rua, que foi sugerida pela população local. Nós abraçamos por se tratar de uma questão de saúde para eles e também para as pessoas, e teremos o apoio da prefeitura que muito nos honra”, afirmou ela, acrescentando que haverá ainda no local um mural com fotos dos cães para apadrinhar e/ou adotar.