Curso de Políticas Inclusivas - Foto: Katito Carvalho

A Secretaria de Políticas Inclusivas de Maricá iniciou nesta quinta-feira (03/10) as aulas do curso de capacitação voltado para quem atua em órgãos e entidades de atendimento social. Com o nome de “Fortalecendo a Inclusão Social nas Políticas Públicas de Promoção, Proteção e Garantia de Direitos”, o curso terá quatro aulas ministradas sempre às quintas-feiras no auditório da Secretaria de Participação Popular, Direitos Humanos de Mulher, na Rua Pereira Neves, no Centro.

Na primeira aula, houve uma palestra com a assistente social Adriana Medalha, mestre em políticas sociais e doutoranda em Assistência Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC), além de professora substituta da Universidade Federal Fluminense (UFF). Ela falou sobre instrumentos e linguagem nas políticas sociais.

“Falamos sobre a forma como essas políticas sociais dialogam através desses instrumentos. Temos que mostrar que é preciso que haja clareza nas informações porque se você repete o que foi dito anteriormente você vitimiza a pessoa duas vezes com ela já fragilizada. Há um senso comum geral de que inclusão se resume somente à acessibilidade, e não é”, afirma a professora.

De acordo com a secretária Sheila Pinto, cerca de 80 profissionais vão participar dessas aulas, mas já existe uma fila de espera que vai provocar uma segunda edição do curso, prevista para novembro. “A procura ultrapassou em muito nossas expectativas, e vão criar novas turmas em razão disso. Eu fico feliz pelo interesse das pessoas porque isso é parte da nossa missão: capacitar e ampliar o conhecimento, que nunca é demais”, celebrou ela.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here