Aniversario do Projeto Viver Bem em Inoã - Foto: Clarildo Menezes

O segundo aniversário pólo do Programa Viver Bem em Inoã atraiu um bom público na manhã do último sábado (28/09). Para comemorar, teve apresentações de algumas das diversas atividades oferecidas no local como balé, ginástica artística, dança, circo, capoeira, zumba e outras.

Quem foi ao espaço, que fica na Rua Um (na entrada do Spar) também pode medir a pressão arterial e a taxa de glicose, além de degustar um café da manhã. O programa é vinculado à Secretaria de Saúde de Maricá, através da Coordenadoria de Bem Estar e Qualidade de Vida.

A supervisora de campo Renata Magalhães, de 49 anos, frequenta o pólo desde sua abertura, em 2017, que conta que as atividades a ajudaram em um momento difícil da vida. “Estava desempregada e em depressão quando entrei e tudo melhorou para mim aqui. Tenho muita gratidão por este projeto”, afirmou ela, que mora na mesma rua e pratica pilates, ginástica, treino funcional e ioga.

Um dos destaques das apresentações de ballet foi a menina Maria Lúcia, de apenas 4 anos. Vestida como a rainha Elsa (do filme ‘Frozen’), ela abriu a exibição do grupo de crianças que tem aulas no pólo. O pai da menina, o projetista Vinícius de Moura, contou que a filha se desenvolveu bastante desde que começou nas aulas, especialmente na parte física. “Ela tem um bom rendimento e ainda se diverte aqui, e os professores são dedicados. Está sendo muito bom para ela”, garante o pai, que tem 33 anos e mora em São José de Imbassaí.

Para o coordenador do Programa Viver Bem, Rogério Peixoto, os dois anos de atividades do pólo de Inoã registraram resultados expressivos. Ele lembrou o caso da aluna de balé e ginástica artística Victória do Espírito Santo, de 8 anos, que no início deste ano foi aprovada para participar da Escola de Dança do Theatro Municipal de São Paulo, principal centro de ensino de dança do estado, com cursos gratuitos oferecidos a crianças, jovens e adultos. Hoje a menina mora com a família na capital paulista.

“Para nós é uma satisfação imensa estar à frente deste projeto, especialmente aqui em Inoã, que até então não contava com nenhuma atividade desse tipo. Temos caso de pessoas que estavam desanimadas com a vida e ajudamos a mudar esse quadro. Queremos sempre isso, que a pessoa venha praticar alguma das aulas e ocupe seu tempo aqui conosco”, afirmou Rogério, antecipando que está em estudos a criação de novos pólos, possivelmente na região litorânea da cidade.

Além de Inoã, o Programa Viver Bem (criado há seis anos) funciona também em São José de Imbassaí – na Arena São José, em frente à Praça Gilmar dos Santos Trindade – e no Centro – na Avenida Francisco Sabino da Costa nº 398, sala 5, no prédio ao lado de um posto de combustíveis.

Os interessados em praticar alguma das diversas atividades podem procurar um dos pólos levando RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e atestado médico. Os estudantes devem levar também uma declaração escolar.