Curso sobre aplicativo de georeferenciamento - Foto: Katito Carvalho

Funcionários da Prefeitura participaram na sexta-feira (27/09) do último dia de treinamento da ferramenta ArqGys de georreferenciamento, módulos I e II.

Com duração de cinco dias, a capacitação, que teve início na segunda-feira (23/09) e foi realizada na Faculdade Maricá, no Flamengo, teve como objetivo qualificar 11 profissionais que a partir de agora utilizarão essa tecnologia e conhecimento para aplicar em fotos e mapas reais as mais variadas informações do município, como por exemplo, dados geográficos, estatísticos, relatórios sociais e econômicas, dados da saúde e da educação, entre muitos outros.

Iniciativa da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), o treinamento contou ainda com agentes das secretarias de Saúde, Educação, Transporte, Urbanismo, Cultura, e Segurança, além da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).

“O treinamento de introdução ao ArcGIS traz para o aluno uma visão do que toda tecnologia é capaz de oferecer em termo de técnicas de analise, mapeamento e interpretação de informações”, explicou José Dantas, arquiteto e urbanista de formação e instrutor responsável pela capacitação.

“A partir deste mapeamento o gestor vai especializar os serviços públicos e as infraestruturas urbanas, como por exemplo, esgoto, drenagem e iluminação. É sobre esse mesmo mapa que será possível reunir informações relativas a dinâmica imobiliária e econômica. Tudo num mesmo ambiente, disponibiliza aos planejadores o conhecimento da dinâmica territorial para amenizar alguns problemas ou potencializar áreas que tem vocações próprias que o somatório e a visão dos mapas acabam apresentando”, acrescentou o instrutor.

“Por exemplo, você clica no mapa de uma escola, mas você não visualiza só o desenho da escola, identifica o nome, quantos alunos estudam nela, quem é o diretor, o número de telefone, ou seja, toda uma base de informações que neste curso os participantes aprendem a sistematizar, organizar e armazenar através de mapas e isso vale também para hospitais, aeroportos e tudo mais”, detalhou José Dantas.

“A Codemar começou a criar um sistema chamado Planejamento Integrado Inteligente, no qual a ideia era integrar todas as informações do aeroporto. A partir daí vimos que era possível expandir para todo o município. A ideia foi apresentada à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão com o intuito de utilizar o banco de dados já existente e assim integra-lo ao ArcGis”, contou Carlos Marinho, superintendente de desenvolvimento e serviços da Codemar. “Com isso trouxemos dados da Educação, o modulo do IPTU e hoje já utilizamos a plataforma na integração de outras secretarias”, disse Carlos Marinho.

“Hoje o que estamos fazendo é a organização de um banco de dados e mapeando com as secretarias todos os pontos críticos, capacitando as pessoas e integrando isso. O próximo passo é criar aplicativos para que a população possa ter acesso, como já fazem com o aplicativo Maricá Rotativo que, já utiliza dessa tecnologia”, destacou o superintendente.

“A população ganha porque a gestão estará mais ágil e assertiva nas suas decisões e na forma de responder ao munícipe que poderá consultar essas informações online quando o portal estiver disponibilizado, até pelo próprio celular. É um ganho para todos, pois facilita a vida da população e também facilita o trabalho da gestão”, concluiu Renata Gama, arquiteta urbanista da Secretaria de Cultura.