Mostra de Dança na lona cultural de Inoã - Foto: Clarildo Menezes

As lonas culturais de Maricá registraram uma intensa programação neste fim de semana. Dois eventos tiveram mais destaque: uma mostra de dança da Escola Andreia Dance na lona Luiz Carlos Viegas no sábado (28/09), em Inoã, e o show onde a banda Black Mother agitou a lona Marielle Franco na noite de domingo (29/09), na Barra.

No primeiro, a Secretaria de Cultura de Maricá cedeu o espaço à escola, que funciona no bairro, para os alunos mostrarem suas coreografias de balé, jazz, kpop, hip hop, dança do ventre, dança cigana, dança criativa e sapateado americano, além de uma apresentação de teatro. Como sempre ocorre, a mostra se tornou um grande encontro que reuniu as famílias das crianças e jovens de diferentes idades.

“Sou professora da rede estadual aqui há 15 anos e sempre quis fazer algo pelas crianças do bairro. Hoje vejo como a cultura evoluiu na cidade e a abertura da lona só veio brindar este momento. O público daqui é grande e bastante carente, são seis escolas da rede pública. Inoã precisava de um local para agregar essas crianças e jovens e acho que o espaço cumpre esse papel”, avaliou Andreia Lopes da Cruz, dona da escola de dança. A filha Nicole, de 15 anos, era uma dos jovens que se apresentaram na mostra e também elogiou a lona. “É muito bom ter um espaço desses aqui, Maricá tem feito muito pela cultura”, ressaltou.

As grandes estrelas, porém foram mesmo as crianças menores, em sua maioria meninas de, no máximo, 8 anos de idade. Um exemplo foi a pequena Letícia, de 5 anos, que não parava de posar para fotos antes de subir ao palco para mostrar seu balé.

A mãe da menina, a bombeira Fabiane Almeida, de 35 anos, falou da expectativa de ver a filha danças pela primeira vez para um grande público. “Estou ansiosa porque é a primeira vez dela, mas a estrutura está muito boa e a lona é super bonita”, observou ela, que mora no Arsenal, em São Gonçalo.

Morando ao lado do espaço, no condomínio do ‘Minha Casa, Minha Vida’, a funcionária pública Magali Silva também esperava a hora de ver a filha Isadora, de 6 anos, começar sua apresentação. “Esse tipo de evento é maravilhoso, ainda mais pertinho de casa. Também trazemos ela sempre para brincar no parquinho”, disse a mãe, de 37 anos, ao lado do marido Elias Dias, de 27.

Na noite seguinte foi a vez da Black Mother levar muito rock and roll à lona da Barra de Maricá. Os músicos Vevê Vieira (vocal), Guilherme José (guitarra), Pedro Szigeth (baixo) e Igor Dantas (bateria) mostraram um repertório que tinha clássicos de Eric Clapton, Kiss, Led Zeppelin, Bon Jovi, Lynyrd Skynyrd e Simple Minds, entre outros. Ao final do show, o cantor ressaltou o potencial das lonas culturais.

“A estrutura desses espaços é maravilhosa, cabem até festivais com mais bandas tocando para dar mais visibilidade a elas. Queremos estar em mais eventos assim, é só nos convidarem”, garantiu Vevê Vieira. Esposa dele, a administradora Cristina Valado foi ao show usando uma bota ortopédica. “Estou há 20 dias sem andar mas não podia perder, além de essa lona ser um espaço excelente. É um bem que nós temos na cidade e de graça para a população, isso não tem preço”, ressaltou.

Na plateia estava também uma verdadeira família rock and roll. Vizinhos da lona da Barra, o casal Felipe Almeida  e Carol Nascimento levou o pequeno Davi, de 7 anos, para curtir o show. “Qualquer barulho aqui a gente vem ver. Hoje a gente só deixou as coisas em casa e veio para cá”, contou o designer gráfico de 32 anos, ao lado da esposa. “O espaço é maravilhoso e a gente não precisa mais sair da cidade pra se divertir”, afirmou a artesã, que tem 29 anos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here