Corrida e Caminhada Circuitos Regionais - Foto: Clarildo Menezes

Pelo terceiro ano consecutivo, a corrida e caminhada dos Circuitos Regionais UFF realizou uma etapa em Maricá neste domingo (29/09). Desta vez, o percurso de 9 km foi traçado na recém-asfaltada orla de Itaipuaçu e partiu da altura da Rua Professor Cardoso de Menezes (Rua Um), retornando próximo à Rua 93, no Jardim Atlântico.

O grande vencedor foi o gonçalense Leandro Paluma, que completou o trajeto com o tempo de 31 minutos. O corredor de Alcântara foi seguido por Amir Alonso, morador de Itaipuaçu que chegou ao final em 32 minutos e 24 segundos. Entre as mulheres, a vencedora foi Marcela Custódio, de Niterói, com 38 minutos.

Leandro afirmou que começou a correr há pouco tempo e ficou feliz com o resultado. “Foi minha primeira vitória e consegui um tempo bom. Estou começando aos poucos e alcançando os resultados. E o cenário aqui é lindo, parece Copacabana”, comparou ele.

Já Amir Alonso contou que conhece bem o percurso e isso facilitou. “Normalmente corro aqui para manter a saúde. Aí soube que teria essa corrida e consegui me inscrever. Foi muito bom”, orgulhou-se, enquanto Marcela Custódio também exaltou a natureza local. “Gostei desse percurso ao lado do mar e sem obstáculos. A organização foi muito boa, o lugar é lindo, tudo lindo!”, exclamou.

Havia também os corredores que estavam lá apenas pelo prazer de praticar esportes, como o aposentado francês Michel Jegu, de 65 anos. “Uma vez por mês participou de corridas. Conheço o lugar aqui de andar de bicicleta. O vento aqui ajuda a refrescar, foi muito agradável correr na beira da praia com o som das ondas”, ressaltou o morador do Silvado.

Para Altina Pimentel, que tem 50 anos e mora em Ponta Grossa, a prova significou uma evolução. “Estou correndo a menos de um ano e foi a primeira vez que completei uma corrida de 9 km. Foi maravilhoso para mim”.

Já no finzinho da prova, uma cena chamou a atenção de todos: três crianças cruzaram a linha de chegada com uma verdadeira torre feita de copos de plástico. Diogo, Laís (ambos de 10 anos) e Júlia (de 9 anos) recolheram um total de 147 copos d’água descartados pelos corredores ao longo do trajeto, para que não poluíssem a praia.

“Eu comecei a recolher e vi um monte de gente jogando fora, aí falei para me dar os copos e elas começaram a me ajudar”, contou Diogo. Na chegada, a mãe de Júlia se disse orgulhosa da iniciativa das crianças.

“É saúde com consciência ambiental, tudo de bom. O evento todo está muito bacana”, disse a inspetora de solda Viviane Dias, de 39 anos. Vale ressaltar que nenhum material descartado é deixado na rua após o evento. Assim que foi encerrados, equipes de Conservação da Prefeitura entraram em ação para limpar todo o trajeto.

De acordo com o coordenador geral dos Circuitos Regionais UFF, Francisco Gilberg, foram 1.100 inscritos no total e foram arrecadadas cerca de 3 toneladas de alimentos, que serão doados a cinco instituições da região.

“Maricá foi onde mais houve procura por inscrições e foi a primeira vez que tivemos um percurso à beira da praia. Esse evento virou um grande encontro de corredores de todo o estado e isso sempre movimenta a economia das 12 cidades onde passamos”, pontuou.

Para o secretário de Esporte e Lazer de Maricá, Filipe Bittencourt, eventos como este são mesmo importantes. “Nós agradecemos à UFF por mais uma vez ter trazido a corrida para a cidade. É sempre uma forma de fazer as pessoas conhecerem Maricá através do esporte”, afirmou o secretário, ao dizer que o órgão prepara a segunda edição da Corrida da Cidade, que vai do Centro à Barra de Maricá e está prevista para novembro.