Sul Americano inicia neste domingo na sede do Cbtarco, em Itapeba - Foto: Elsson Campos

O Campeonato Sul Americano de Tiro com Arco, que será realizado em Maricá pela Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco) em parceria com a Federação do Estado do Rio de Janeiro (FETArco) e apoio da Prefeitura de Maricá vai reunir mais de 70 atletas, de vários países.

As disputas acontecerão entre os dias 29/09 e 06/10, das 8h às 17h, no centro de treinamento da confederação, em Itapeba, e na Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro).

Entre os países representados estão Brasil, Bolívia, Argentina, Chile, Colômbia, Equador, as Ilhas Virgens (Britânica e norte-americanas), Paraguai, Peru, além de Trinidad e Tobago. Vale ressaltar que essa é a primeira vez na história que Maricá vai sediar uma etapa de um Sul Americano com pontos para o ranqueamento mundial.

Vão representar Maricá, que já se tornou a referência nacional no esporte, Marcelo Costa, Matheus de Carvalho Almeida, Marcos Vinicius de Oliveira Porto, Marcus D’Almeida, Cauã Vintena, Anne Marcelle dos Santos e Ana Luísa Sliachticas Caetano.

As duas últimas são exemplos da parceria bem sucedida entre a Prefeitura de Maricá e a Confederação. Além de ter cedido a área para a construção do Centro de Treinamento de Itapeba, o município também ajudou na garimpagem desses talentos dentro das escolas públicas municipais, fornecendo também os equipamentos que as então jovens promessas utilizariam para se desenvolver. Atualmente o apoio se dá através de programa da Secretaria de Esporte e Lazer.

As eliminatórias acontecem entre os dias 29/09 e 04/10 na sede do CBTArco (Itapeba). Já as finais do arco recurvo e composto acontecem nos dias 5/10 e 06/10 em plena Praça Orlando de Barros Pimentel (Centro).