Campeonato de soletração em inglês - Foto: Evelen Gouvêa

Vinte e seis alunos do 6º ao 9º ano da rede municipal de ensino participaram, na tarde desta quinta-feira (26/09), do primeiro Spelling Bee Challenge (Desafio de soletração, na tradução livre), na casa de festas Palladon, no Flamengo.

Giovana  de Nascimento Correia, da Escola Municipal Profº Darcy Ribeiro (Inoã) ficou com o primeiro lugar, seguida de Isaac Meneses Liduino (EM Antônio Lopes da Fontoura – Camburi) e de Robson Wagner Freire Tavares (EM Anísio Spínola Teixeira – Itaipuaçu).

“Gostei muito. Foi uma experiência muito maneira, considerando que é a primeira vez que eu participo de algo assim. Nunca fiz curso, mas sempre quis. Via muitos vídeos e jogava muitos jogos em inglês, pois acho a língua muito interessante”, disse Giovana que venceu o campeonato.

Cada uma das 13 escolas do Ensino Fundamental II selecionou dois alunos para o campeonato, por meio de um torneio interno, que tinham até 90 segundos para soletrar corretamente uma palavra em inglês que era sorteada aleatoriamente. O evento foi realizado pela Secretaria de Educação com a participação dos cursos Muito+, Cultura Inglesa e Wizard.

De acordo com a gerente de Ensino Fundamental II, Adriana Salomão, o objetivo do evento é motivar os alunos da rede pública a adquirir mais vocabulário. “Cada vez mais, buscamos que nossos alunos possam praticar a pronúncia e assim desenvolver a habilidade de soletração em Língua Inglesa”, destacou.

“Propusemos esse desafio e os alunos e seus pais abraçaram a ideia. Para nós, educadores, não há nada mais gratificante do que investir no conhecimento e em mais oportunidades para nossos alunos”, ressaltou a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa.

Todos os participantes foram contemplados com bolsas para cursar inglês e brindes. E o primeiro colocado premiado com bolsa integral de 100% no idioma.

Uma das alunas participantes, Yasmin Nazareth Gomes, de 11 anos, ficou feliz em integrar a equipe dos selecionados da E.M. Vereador Osdevaldo Marins da Matta.

“Participei de três preliminares e estou realizada por ter essa oportunidade. Considero o inglês fundamental para poder crescer na carreira que quero seguir”, disse a aluna que sonha ser atriz ou bailarina.

Já para Jonatas de Freitas Teixeira, de 11 anos, o mais importante poder aprender mais uma língua. “Nunca fiz cursinho particular, então para mim foi um grande desafio. Sou bem competitivo e quero sempre fazer bonito”, ressaltou o aluno que pretende ser cientista.

Ramonikelly Felipe dos Santos Machado, de 34 anos, fez questão de prestigiar a apresentação do filho Luís Otávio Atos da Silva, de 12 anos, aluno da E.M. Professor Darcy Ribeiro.

“Quero vê-lo brilhar e agarrar grandes oportunidades como essa”, destacou. “Depois da escola, ficava treinando, fazendo vídeo conferência, tudo que pudesse me ajudar para esse campeonato. O inglês abre portas e é tudo na nossa vida”, disse Luís Otávio, que sonha ser médico ortopedista.

“Essa fase escolar é marcante na vida do sujeito em formação. Eles inicialmente resistem, ficam tímidos, mas, depois que experimentam, provam todo potencial que eles têm. É por isso que acredito na escola pública de qualidade. A qualidade está neles, nós só mediamos essa aprendizagem”, frisou a diretora, Renata Coube, parabenizando os alunos Lucas Silva Marchon Portilho e Bruna Maia Correia Fernandes.

A proprietária do curso Muito +, Mylena Vidal, destacou a inclusão social que esse campeonato permite. “Muitas crianças ainda não têm chance de fazer um curso de inglês numa escola de idiomas. E esse evento está dando essa oportunidade de ouro para eles”, destacou a empresária.