Imagem da instalação de cabos de fibra ótica no Centro
Rede de fibra ótica na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro - Foto: Fernando Silva

Todos os bairros de Maricá já estão sendo atendidos pela rede de cabos de fibra ótica instalada pela Prefeitura. Desde o ano passado, a Coordenadoria de Tecnologia da Informação vem expandindo a ‘Infovia’, que chegou a aproximadamente 225 quilômetros, o que equivale a cerca de 90% da rede.

A previsão é que, a partir de novembro, comece a distribuição do sinal de wi-fi gratuito nas arenas esportivas do Flamengo, Mumbuca e de São José de Imbassaí.

De acordo com o órgão, um total de 211 terminais em unidades públicas (escolas, prédios administrativos, postes e câmeras de segurança) recebem a transmissão pelos cabos óticos. Um dos efeitos é a informatização de 28 das 31 unidades de Saúde da Atenção Básica do município, que passaram a utilizar o sistema de software específico – o Registro Eletrônico de Saúde – que permite o acesso ao prontuário eletrônico, aos agendamentos e a consultas a exames realizados pelo paciente, otimizando o tratamento.

Outra consequência prevista é uma maior agilidade na transmissão dos dados do Censo Escolar do Ministério da Educação, que deve ocorrer nos próximos meses. Além disso, segundo a Coordenação de TI, as 91 câmeras de seguranças espalhadas pela cidade também já transmitem imagens de qualidade para a central de monitoramento do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), no Centro da cidade.

Quando a instalação começou, em maio de 2018, os prédios dos Serviços Integrados Municipais (SIM) foram os primeiros a utilizar a nova rede.

O coordenador Vitor Silveira ressalta o avanço significativo no tráfego de informações nos setores da prefeitura. “Sempre digo que saímos de um estágio que estava ainda na década de 1980 para o nível de atualização onde já deveria estar. Alguns lugares na cidade jamais tiveram acesso á internet e hoje já dispõem. Isso representa melhoria para o servidor público e a população”, observou.