A Prefeitura de Maricá completou na madrugada desta terça-feira (23/09), a retirada do antigo pórtico instalado no primeiro acesso da cidade. A medida integra o projeto de renovação desse acesso iniciado com a duplicação da Avenida Francisco Sabino da Costa.

Agora o município quer que a nova entrada seja resultado de uma consulta à população para o modelo de estrutura a ser instalado futuramente no mesmo local, na altura do quilômetro 28 da rodovia RJ-106.

As equipes da autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) atuaram durante toda a madrugada na operação de desmonte, que começou na noite de segunda-feira (23/09). Por conta da intervenção, ambas as pistas da rodovia foram interditadas nas duas etapas, com o tráfego desviado pelos bairros da Mumbuca e Jardim Nova Metrópole.

Toda a operação durou aproximadamente nove horas e contou com o apoio das secretarias municipais de Iluminação e de Segurança, Ordem Pública e Trânsito, além de homens do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da PM, utilizando um guindaste, um caminhão tipo ‘cesto aéreo’ e três caminhões munck.

O presidente da Somar, Renato Machado, afirmou que arquitetos, projetistas e moradores da cidade em geral poderão apresentar ideias para um novo pórtico para ser erguido onde fica o antigo. As sugestões podem ser dadas pelos canais oficiais da Prefeitura nas redes sociais e devem estar acompanhadas da hashtag #NovoPórticoMaricá .

“Queremos um projeto diferenciado, do tamanho da autoestima da nossa cidade. O prefeito Fabiano Horta entendeu que é tempo de renovar e nos pediu essa mudança, além de ser um desejo antigo de boa parte dos maricaenses. Este dia em que retiramos a estrutura antiga será um marco do início de uma nova identidade visual para quem passa ou chega a Maricá”, vislumbra Renato Machado, que citou a remodelagem da Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, entregue em maio, como um dos itens de modernização da entrada da cidade.