Foto: Marcos Fabricio

O Programa Passaporte Universitário, iniciativa da Prefeitura de Maricá por meio da Secretaria de Educação, entregou nesta sexta-feira (20/09), em cerimônia realizada no Colégio Cenecista, no Centro, 18 certificados que dão direito a bolsas de estudo integrais de graduação em medicina a ser cursado na Universidade Estácio de Sá.

Ainda de acordo com a pasta, a partir da concretização da matrícula cada um desses alunos poderá dar entrada na solicitação de bolsa auxílio para se manter no curso de medicina.

“O Passaporte Universitário veio para ficar. Esse programa foi crescendo e hoje é gigante. Estamos estabelecendo uma política de governo real que afeta e transforma a vida das pessoas. E, não vejo transformação melhor que a do saber. Tem uma dimensão pessoal na conquista desses futuros médicos, mas também há uma outra dimensão que é a de quem faz medicina para prolongar a vida do outro. Não é um saber que lhe torna superior, mas um saber que lhe permite cuidar do outro. Saíam  daqui com esse compromisso”, pediu o prefeito  Fabiano Horta aos futuros médicos.

Entre os estudantes o clima era de alegria pela realização de muitos sonhos. “Fazer medicina se tornou um sonho para mim desde 2017 quando minha mãe foi diagnosticada com um câncer de mama. Hoje els está aqui comigo vendo eu realizar meu sonho. Essa oportunidade vai mudar nossa vida e por toda minha vida pretendo fazer algo de bom para os outros”, disse Kelly Paiva, de 32 anos, moradora de São José do Imbassaí.

“Me sinto honrada por estar aqui falando pelo meu filho e  por todos os pais dos filhos contemplados. Eu não tinha condições de pagar um pré-vestibular e nem tão pouco pagar um curso de medicina para meu filho e hoje estou muito feliz, já chorei muito de emoção. Graças ao Passaporte Universitário meu filho fará Medicina”, comemorou Jenesia Conceição, de 53 anos, mãe do aluno Michel dos Santos, moradores de Itaipuaçu.

A secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa, citou a oportunidades desses 18 estudantes da cidade. “Sabemos o quanto é difícil e caro um curso de medicina e quantos profissionais da saúde gostariam de cursar e  hoje mais 18 moradores de Maricá, por vários motivos diferentes, estão abraçando essa oportunidade”, disse Adriana Luiza.

A responsável pela pasta de Saúde, Simone da Costa completou: “Sejam médicos, mas nunca se esqueçam da humanidade de vocês. Vamos inaugurar um importante hospital aqui no município, que está sendo preparado para receber vocês”.

“Maricá está fazendo um excelente trabalho de inclusão dando à sua população possibilidades”, afirmou a deputada estadual Rosângela Zeidan, uma das convidadas da mesa.