A Prefeitura de Maricá iniciou nesta segunda-feira (23/09) mais uma operação tapa-buracos na rodovia RJ-106. Desta vez, o trecho escolhido foi o da serra do Mato Grosso, próximo à área limítrofe com a cidade vizinha de Saquarema. Uma equipe da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar) realizou as primeiras intervenções na altura do quilômetro 43, tanto na faixa de subida quanto de descida.

Por causa deste trabalho, o tráfego de veículos no local funcionou no sistema ‘pare-e-siga’. A ação ocorre com autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio (DER-RJ) e deverá se estender ao longo da semana na serra. Quem mora ou trabalha à beira da rodovia aprovou a iniciativa da prefeitura e conta uma série de transtornos causados pelos buracos.

“Há pouco tempo, um motoqueiro caiu em um desses buracos e, por pouco, não foi atropelado. Pus até um vídeo na rede social sobre isso, mas o buraco que causou o acidente já foi tapado”, observou o comerciante Marcos Paulo Queiroz Antunes, de 33 anos, que tem uma barraca de frutas na localidade. Ao lado dele, o também vendedor Genilson Barcelos mora na região desde que nasceu, há 50 anos, e afirma que o movimento diminui com os buracos. “Os motoristas passam por outros caminhos e isso prejudica nossas vendas. Se o estado não faz, é bom ver a prefeitura daqui fazer. Tinha de fazer o mesmo no lado de Saquarema”, sugere ele, que mora no município vizinho.

De acordo com a Somar, a equipe vai finalizar as ações na serra e passa em seguida pelos trechos da estrada em Vale da Figueira, Manoel Ribeiro e Fazenda Bom Jardim.