Conferência Municipal de Assistência Social - Foto: Marcos Fabricio

O Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Maricá, em parceria com a Secretaria de Assistência Social, realizou, na quinta-feira (19/09), de 8h às 17h, a XII Conferência Municipal de Assistência Social.

O evento ocorreu no espaço Sal da Terra, situado na Rua Álvares de Castro, n° 189, Centro, com a temática: “Direito do povo com financiamento público e participação popular” e teve participação de 300 convidados entre usuários da rede socioassistencial, representantes governamentais, entidades relacionadas com a Assistência Social, movimentos sociais e trabalhadores do SUAS.

A mesa diretora foi formada com o secretário de Assistência Social, Jorge Castor, a subsecretária Laura Costa, a presidente e a vice do CMAS, Micheli Carvalho e Rosane de Souza, a ex-subsecretária estadual de assistência social, Nelma Azeredo, a coordenadora de Políticas para as Mulheres, Luciana Piredda, o presidente do Rotary Club Maricá, Nikolaos Lambrask, o presidente do COMAD, Júlio Rodrigues e o presidente do CMDCA e coordenador da proteção social especial da Assistência Social, Alan Christi.

O secretário de Assistência Social, Jorge Castor, ressaltou a responsabilidade social dos profissionais da ponta que atuam com comprometimento em todos os projetos construídos juntos aos gestores. “Nós conseguimos, com os recursos que a secretaria recebe, implantar projetos inovadores como a Equoterapia, além de qualificar constantemente o atendimento de Assistência Social, sem assistencialismo, através de um trabalho intersetorial”, declarou. 

Em seguida, foram realizadas as apresentações culturais, através dos grupos que são acompanhados pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A primeira apresentação foi com o grupo Arco Íris do CRAS Centro. As alunas coreografaram a música tema do filme “A Bela e a Fera”, criada pela professora de ginástica rítmica, Renata Damasceno. 

Dando continuidade, através do grupo de adolescentes do CRAS Itaipuaçu, Historiadores da Imaginação, foram encenados dois esquetes, ministrados pelo orientador social, André Sodré. O primeiro intitulado “Combustível”, com a temática “Violência Doméstica” da autora Jeremy Costa. O segundo esquete foi “Ainda é possível?”, com a temática “Conscientização Ambiental” da autora Giovana Mendes.

Após a leitura e a aprovação do Regimento Interno, Nelma Azeredo ministrou a palestra magna sobre os direitos da cidadania desde a constituição de 88 e, principalmente, as políticas do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

“A organização do SUAS foi a necessidade de garantir a responsabilidade do Estado na execução da política de Assistência Social. Durante décadas, as ações assistencialistas eram feitas pela sociedade civil, apesar desta participação ainda ser fundamental, após as políticas do SUAS, é do Estado a responsabilidade dos direitos socioassistenciais”, afirmou Nelma, que hoje atua no gabinete da deputada Rosãngela Zeidan.

“É extremamente importante exaltar o protagonismo dos cidadãos através de plenárias abertas, convocar a participações em conselhos, estimulando participação da população nos espaços institucionais das políticas públicas como fóruns e conferências”, complementou Nelma, que finalizou reafirmando a importância da consciência coletiva das potencialidades nos territórios.

Foi promovido um momento de perguntas e respostas sobre a palestra. Na parte da tarde da conferência foram formados três grupos que discutiram os eixos e elaboraram propostas, aprovadas pela plenária final, de deliberação para o município, o Estado e a União.

Na ocasião, foram eleitos delegados (50% sociedade civil, entre entidades sociais, profissionais da área e usuários), que irão participar e apresentar as propostas deliberadas na conferência para a Conferência Estadual, e foram eleitos novos membros para o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) de Maricá para a gestão 2020 a 2022.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here