Campeonato de Kung Fu em Inoã - Foto: Katito Carvalho

A Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, recebeu no último domingo (22/09) o Campeonato Maricaense de Kung Fu 2019. Com o apoio da Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Esporte e Lazer e Educação, o evento, realização da Associação Shaolin Kung-Fu Garra de Águia Maricá, que está em sua nona edição, contou com a participação de mais de 200 atletas de Maricá, Niterói, São Gonçalo, Rio de Janeiro, Teresópolis e São Paulo.

“Sou representante do Garra de Águia aqui em Maricá há 30 anos e a cada edição, sempre em setembro, nosso campeonato se supera. Esse evento abraça tanto o público infantil quanto o adulto com lutas profissionais dentro de várias modalidades e hoje mesmo com a chuva estamos contado com a participação de mais atletas que o campeonato passado” afirmou o mestre Paulo Salles, responsável pela organização do evento.

“Maricá é um município que segue se desenvolvendo e quem sabe em um futuro próximo consigamos sediar um campeonato estadual, nacional e até internacional de Kung Fu, afinal, potencial para isso o município tem”, garantiu Paulo Salles.

“Kung Fu é uma cultura milenar da China e não é somente uma modalidade de luta. Ele contribui para a saúde, para a defesa pessoal, para a arte, qualidade de vida, entre vários outros benefícios”, explicou o Grão Mestre Li Wing Kay, representante oficial de Kung Fu na América do Sul. “Estive aqui no campeonato do ano passado e posso garantir que a cada edição o evento fica melhor”, elogiou o Grão Mestre.

“Artes marciais vão muito além de socos, chutes e lutas. Tem a ver com disciplina, concentração e comprometimento e, por tudo isso, esse campeonato está maravilhoso e estou muito feliz com o meu resultado e, além disso, assim como eu, todos da minha equipe conquistaram o primeiro lugar”, comemorou o lutador Luiz Felipe Caetano lutador, categoria Sanda (combate entre profissionais com uso de luva, short e camiseta) de 90 a 100 quilos, da Academia MKF.

“No início a luta foi difícil, pois o meu oponente era muito forte, então tive que trabalhar com a velocidade, botando em prática tudo o que aprendi no treinamento com os meus técnicos”, contou Luiz Felipe.

“Não conhecia Maricá e gostei muito da cidade e do evento. Isso aqui é muito bom para o esporte e principalmente para divulgação da modalidade, afinal toda atividade física é importante. O esporte tem o poder de nos transformar em cidadãos melhores e mais saudáveis”, disse o funcionário público e praticante de Kung fu, Eduardo Rodrigues, morador de Teresópolis.