Lançamento do projeto Maricá Um Pomar - Foto: Elsson Campos

Como parte das comemorações pelo Dia Mundial da Árvore, celebrado neste sábado (21/09), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, lançou nesta sexta-feira (20/09) o projeto Maricá um Pomar. O objetivo do programa é plantar nas vias públicas de toda a cidade, até o final do ano, cerca de 12 mil mudas de árvores frutíferas como acerola, pitangueira, goiabeira, jabuticabeira, entre outras espécies.

O pontapé inicial aconteceu em Araçatiba, onde o prefeito Fabiano Horta participou com o secretário da pasta, Júlio Carolino, e aproximadamente 250 alunos do 6º e 7º ano (com idades entre 10 e 13 anos) do Centro Educacional Joana Benedicta Rangel, no Centro. Nas próximas semanas serão contemplados com o projeto os bairros de São José do Imbassaí e Itaipuaçu.

“A nossa ideia é poder disseminar pela cidade o cultivo e o plantio de árvores frutíferas nos parques urbanos. Ou seja, cultivar no município uma cultura em que é possível ter a presença de uma dimensão do meio ambiente muito viva na cidade e, acima de tudo, dar uma produção que gere frutos e vida para Maricá”, afirmou Fabiano Horta.

Antes de plantar um pé de figo na calçada do bairro, o prefeito adiantou que a Praça Emilton Santos, ponto de partida para a ação, será transformada em um Parque Agroecológico Urbano repleto de plantações consumíveis como capim-limão, rama de aipim, mudas de laranja, tangerina, louro, entre outras espécies.

“É preciso que cultivemos, produzamos e façamos nascer da terra a riqueza e vida para as pessoas. E esse contato com a natureza e com o plantio tranquiliza a alma humana, faz pensarmos a vida diferente. Estamos num tempo muito acelerado pelos avanços tecnológicos que precisa ser colocado junto com o tempo real da biologia e a natureza nos ajuda a nos aproximar desse tempo”, completou.

De acordo com Júlio Carolino, o intuito do programa Maricá um Pomar é devolver para a cidade as frutas que existiam no passado, quando foram dados os nomes das ruas. “Existem na cidade várias ruas com nome de árvores frutíferas e realmente vamos ter frutos. Por exemplo, Rua dos Limoeiros, vai ter limão; Estrada dos Abacateiros, vai ter abacate”, pontuou.

“Quando minha avó era viva ela falava: Por que ao invés de plantar uma árvore que não dá furta, se plante uma que dê fruto para poder atrair os pássaros e borboletas e ainda alimentar quem está passando?”, relembrou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa. “Isso é um marco!”, acrescentou.

A diretora do Joana Benedicta Rangel, Wanda Timóteo, destacou que esse momento ficará marcado na lembrança de seus alunos. “Estamos muito felizes em fazer parte da história que vai perpetuar na vida dos estudantes. Fico pensando nesse aluno que está aqui hoje plantando e contando esse dia histórico para os seus filhos e netos. Que essa história viva eternamente!”, frisou.

Acompanhando de perto a participação de sua filha Isabele Holanda, de 11 anos, Cláudia Holanda, de 49 anos, aprovou a iniciativa. “As crianças vão crescer sabendo respeitar a natureza e eu estou amando”, disse a psicóloga e moradora de São José do Imbassaí. “Estou achando muito legal plantar e ver como é a natureza”, comentou sua filha Isabele.

Seu colega de turma, Miguel Silva, de 10 anos, estava se sentindo em casa, já que adora plantar. “Tenho um pé de acerola, amora e coqueiro. Aqui já plantei dois pés de laranja”, relatou.

Ao término do evento foram distribuídas água, água de coco, salada de frutas e produtos cultivados na fazenda Ibiaci, no Espraiado, como a famosa carne de jaca e o aipim cozido. Para a plantação das mudas foram usados aproximadamente três toneladas de terra com adubo natural, além de um caminhão pipa d’água para a rega.