Palestra para médicos veterinários - Foto: Elsson Campos

Na tarde desta sexta-feira (20/09), a Coordenadoria de Proteção Animal promoveu uma palestra para médicos veterinários atuantes no município. A Auditora Fiscal Federal Agropecuária (AFFA) do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, Juliana Solozabal, falou sobre o Cadastro no Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), obrigatório para os veterinários que fazem uso de medicamentos controlados.

“Hoje as farmácias têm um controle de remédios de tarja preta ou vermelha para uso humano, por exemplo, junto a Vigilância Sanitária. Na Medicina Veterinária, quem faz esse controle similar é o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”, explicou.

“Hoje temos um sistema online para que o médico veterinário se cadastre e só assim ele vai conseguir emitir as notificações de aquisição (para uso em seu trabalho, como um anestésico na castração, por exemplo) e suas receitas de remédios de uso controlado. Com base nelas o dono do animal pode fazer a compra em estabelecimentos licenciados para a venda desses produtos”, acrescentou.

“Na Proteção Animal pensamos em auxiliar na qualificação dos veterinários da cidade, procurando atualizá-los para que consigam trabalhar com mais segurança e informação. O Sipeagro é uma informação nova e necessária, então por isso decidimos trazer essa palestra”, afirmou a coordenadora de Proteção Animal, Milena Costa.

Para a veterinária Roberta Direnna a falta de informação, muitas vezes, é um empecilho para que o trabalho seja realizado da forma mais indicada.

“Muitas vezes a gente tem essa dificuldade com o sistema, de como cadastrar, como solicitar a autorização do medicamento, então ter uma pessoa que trabalha com isso nos explicando de forma prática, falando da importância desse cadastro, vai deixar nosso dia a dia de trabalho muito mais fácil”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here