Saúde de Porta a Porta em Itaipuaçu - Foto: Elsson Campos

O projeto itinerante “Saúde de Ponta a Ponta”, no qual uma unidade móvel percorrerá os bairros da cidade fornecendo exames pré-regulados teve seu primeiro atendimento nesta quinta-feira (19/09), no bairro de Itaipuaçu, em frente à Lona Cultural do bairro.

O serviço é oferecido pela Secretaria de Saúde de Maricá e vai percorrer todos os distritos com salas apropriadas para a realização de exames de densitometria, ecocardiograma, mamografia, eletrocardiograma, ultrassonografias e raios-X.

Para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser encaminhado a partir do posto de Saúde do bairro onde mora. Além de facilitar o acesso das pessoas, o serviço também acelera o diagnóstico. 

“É um ganho social muito grande porque vamos levar um conjunto de exames tão necessários e pleiteados pela população de Maricá, além da capacidade de ter uma troca muito rápida com a avaliação médica. Ou seja, a gente minora muito a dor das pessoas” disse o prefeito Fabiano Horta, antes de completar: “De alguma maneira, hoje, estabelecemos um ritmo para a precocidade dos diagnósticos. Isso faz com que o tratamento seja muito mais eficaz. E a gente vai fazer isso levando os exames para o município como um todo nas datas divulgadas antecipadamente”, concluiu.

Secretária de Saúde, Simone Costa e Silva ressaltou que o atendimento necessita ter sido agendado pela Central de Regulação. “Os exames são todos agendados, regulados. Para a pessoa saber qual tipo de exame, tem de ir ao médico, há um protocolo clínico para isso e tendo a solicitação, a unidade de saúde vai à Central de Regulação via internet, marca os exames e o paciente recebe essa confirmação. Em seguida o agente comunitário vai à casa da pessoa para confirmar que ela não falte ao exame”, explicou.     

Segundo ela, além de atender a demanda do município, o serviço itinerante pretende acabar com a ausência das pessoas nos procedimentos por conta da dificuldade de deslocamento.

“Muitas vezes marcamos um dia para o exame no Hospital Conde Modesto Leal ou em outra cidade e as pessoas não comparecem, aí algo que é pequeno naquele momento pode aumentar e dificultar as  possibilidades terapêuticas. Além desses exames, se tiver que ser feito algum procedimento, o diagnóstico também vai ser feito no caminhão. Então vamos salvar vidas”, frisou a secretária.

Quem estava na fila para ser atendido concordou. “Estou aqui para fazer mamografia e ultrassom abdominal. A facilidade, o conforto e o atendimento estão sendo ótimos. Eu ia gastar mais de R$ 100 para chegar até o Rio. Ainda tem a distância e talvez eu nem pudesse ir, porque eu não conheço a cidade lá”, contou Marcia Guerra (56 anos) que mora na Rua 69 no Jardim Atlântico e foi encaminhada pelo Posto de Saúde Santa Rita de Cássia, da Rua 83.

Moradora de Itaocaia Valley, Claudia Nogueira (52 anos) aguardava sua ultrassonografia transvaginal. Foi encaminhada pelo Posto de Saúde da Rua 34, onde faz acompanhamento.

“Há muito tempo tento marcar esse exame, mas como tem uma grande quantidade de pessoas querendo fazer, eu não conseguia. Quando soube desse projeto itinerante, achei uma ótima iniciativa. É importantíssimo para Itaipuaçu, porque são exames caros e aqui temos a oportunidade de fazer com facilidade e rapidez”, comemorou.

Quem também foi surpreendida pela novidade, foi Jaqueline Silva (53 anos) que mora na Chácara de Inoã e foi encaminhada pelo Posto de Saúde de Inoã para fazer a ultrassonografia.

“Fui ao hospital Conde Modesto Leal marcar, mas a fila era muito grande. Lá uma funcionária me disse que o sistema tinha mudado e que agendariam para mim. Um mês se passou e me ligaram há dois dias para avisar que eu estava agendada para fazer o exame aqui. Além, de não pagar nada, só a condução, estou achando tudo maravilhoso”, atestou.

A unidade permanece nesta sexta-feira (20/09) em Itaipuaçu, mas os próximos atendimentos acontecem nos dias 23 e 24/09 em Ponta Negra e nos dias 11 e 12/10 em São José do Imbassaí. 

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here