Seminário sobre Tarifa Zero em Maricá - Foto: Evelen Gouvêa
Fechando o ciclo de debates sobre políticas públicas de valorização e financiamento de transporte coletivo, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, recebeu nesta quinta-feira (19/09) o seminário internacional  “Transporte Como Direito e Caminhos para a Tarifa Zero”.

Iniciado no último dia 16/09, os debates aconteceram na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no auditório do Caminho Niemeyer, em Niterói, e foram finalizados nesta quinta em Maricá, onde o chefe do Escritório da União Europeia na cidade de Tallinn (Estônia), Allan Alakula, junto de sua comitiva, conheceu a política de funcionamento do Tarifa Zero Municipal. A Estônia foi o primeiro país no mundo a oferecer transporte público gratuito para a população.

Com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Desenvolvimento Econômico e da Empresa Pública de Transporte (EPT), os visitantes puderam experimentar andar pela cidade a bordo dos Vermelhinhos da EPT com destino ao CEU, local onde acontecia a palestra, passando pela rodoviária.

Antes de chegar ao CEU, a comitiva formada também por integrantes de organizações como Casa Fluminense, Centro de Ciência Social Histórica sobre Desigualdades Globais (CDG) da UFF, Editora Autonomia Literária, Instituto Clima e Sociedade, além de Allan Alaküla, fez uma parada no terminal rodoviário. “Usamos ostensivamente Maricá como parte da estratégia de comunicação em Tallin. E nessa conferência fiquei feliz em saber que as pessoas de São Paulo usam o nosso caso como exemplo de sucesso. Maricá foi uma referência para Tallin”, disse Allan Alaküla.

“Penso muito como impulsiona a economia a partir disso, porque se tem mais possibilidade de deslocamento, de consumo e de usufruir do que a cidade oferece. Isso é revolucionário”, analisou o economista e coordenador da Casa Fluminense, Ong que trabalha na construção coletiva de políticas e ações públicas no Ri, Vitor Dias Mihessen, de 32 anos,.

“Essa é uma oportunidade fantástica pois é a primeira vez no Brasil que temos grupos tão variados de pesquisadores, movimentos sociais, gestores públicos e políticos discutindo transportes como direito e caminhos para implementação do Tarifa Zero”, completou Daniel Santini, coordenador da fundação Rosa Luxemburgo.

Durante o evento, o presidente da EPT, Celso Haddad, apresentou a autarquia e sua estrutura organizacional. Hoje a empresa conta com 38 ônibus, um reboque para resgate, 10 carros para suporte da empresa pública, além do quadro de funcionários que contém 54 cargos comissionados, 124 estatutários e 100 contratos temporários. Desde 2013 as roletas dos ônibus já computaram 15 milhões de viagens. A economia calculada para os usuários chega a R$ 40,5 milhões no mesmo período.

“É um projeto que está sendo difundido para o estado e país. E essa parceria com a Fundação Rosa Luxemburgo permite que outros países vejam Maricá, a única cidade no Brasil com mais de 100 mil habitantes em que a tarifa do transporte é zero”, explicou. “Transformar para o povo a tarifa zerada, trazendo a economia doméstica para eles, é uma questão de filosofia e de vida”, afirmou o vice-prefeito Marcos Ribeiro.

“Quando dialogamos com organizações que acompanham políticas em todo o mundo e os vemos celebrando a experiência de Maricá temos certeza de que estamos no caminho certo”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Sardinha. .

Ao final da visita, a comitiva também teve a oportunidade de andar no ônibus híbrido, projeto elaborado pela Coppe/UFRJ, no qual a prefeitura de Maricá pretende utilizar no município e que também foi apresentado no seminário.