Fórum Tecendo a Rede no Centro - Foto: Clarildo Menezes

O II Fórum Tecendo a Rede de Maricá foi realizado, nesta quarta-feira (18/09), e teve como tema principal: “Intersetorialidade: Fortalecendo a construção em rede para as políticas públicas”. O evento ocorreu no espaço Sal da Terra, Centro.

A mesa de abertura foi composta pela Secretária de Saúde, Simone Costa e Silva, pelos secretários e subsecretários de Ciência, Tecnologia e Comunicação, Sergio Mesquita e Marco de Dios e pelo secretário de Assistência Social, Jorge Castor.

O encontro contou com participações de representantes de outras pastas como Políticas Inclusivas e Economia Solidária, além dos profissionais da rede socioassistencial do município e de diversas instituições não governamentais.

O secretário de Assistência Social, Jorge Castor, apresentou o projeto Tecendo a Rede, que iniciou em 2012  por iniciativa da pasta e tem como objetivo pactuar fluxos entre os equipamentos da Prefeitura e demais entidades de forma a melhorar o atendimento aos usuários.

“Maricá é usado como exemplo de trabalho em rede para outros municípios, principalmente, o tripé da proteção social, Assistência Social, Saúde e Educação, que são os setores que mais recebem demandas com o crescimento populacional do município”, referiu Castor.

O secretário realçou a importância do envolvimento de todos os setores de políticas públicas, gestores e a ponta, nas questões deste tripé para que a população permaneça com seus direitos garantidos de uma forma mais ampla.

Em seguida, a secretária de Saúde apresentou os programas e serviços da pasta ao longo de 2019. Simone contou que a equipe médica e o corpo de enfermagem do município são completos e capacitados para atuar em rede, assim como no Hospital Conde Modesto Leal e nos postos/estratégias de saúde da família.

“O usuário dessa rede pode chegar a qualquer porta de entrada, como, por exemplo, na emergência do hospital, e após o atendimento, o paciente é inserido nas redes de cuidado”, contou Simone. Os programas de Hiperdia, NASF, Saúde do Homem, Antitabagismo, Educação em Saúde, CAPS, CAPS AD e CAPSI, entre outros, foram retratados pela secretária. Simone abordou sobre a Central de Regulamentação e a importância das vacinas. “Vamos fortalecer esta linha de cuidado, a resolutividade e o acolhimento para uma integração completa para melhor atender os usuários”, completou.

A subsecretária de Assistência Social, Laura Costa, expôs todas as ações e equipamentos da  pasta, bem como os CRAS e o CRAS Itinerante, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCVF), a Vigilância Socioassistencial e o Acolhimento Social.

Também informou sobre os serviços do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Fisioterapia Domiciliar; as duas Casas de Acolhimento (Zuleika Cardoso e Monteiro Lobato); o Serviço de Atendimento de Reabilitação Especial de Maricá (SAREM); a Equoterapia; o Serviço de Abordagem Social (SEAS), que acolhe os moradores de rua; a Coordenadoria de Transferência de Renda (que cadastra a população em programas como o Bolsa Família), a Coordenadoria de Atendimento à Criança e ao Adolescente, o Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD), entre outros.

A gerente Marisa de Sousa, iniciou a apresentação da Secretaria de Educação, assim como a secretária e o subsecretário de desenvolvimento da Educação Básica, Adriana Costa e Rodrigo Santos, também pontuaram os trabalhos realizados pelos profissionais da pasta.

Atualmente, temos mais de 20 mil alunos dentro de sala de aula e nossa visão é de uma educação integral. Preocupamo-nos com todos os sintomas que afetam no aprendizado e na vida pessoal deste aluno. É por isto que sempre recorremos a rede para o bem estar físico e mental de cada criança”, relatou Marisa.

Foram abordados os programas NAIEF, o Passaporte Universitário, entre outros. O subsecretário apresentou diversas estatísticas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), no qual Maricá se encontra bem posicionado entre outros municípios.

O Fórum teve uma palestra marcante ministrada pelo professor e subsecretário de Ciência, Tecnologia e Comunicação, Marco de Dios, que tratou da história política do Brasil, como a constituinte de 88 e as leis orgânicas como o SUAS que foram motivadas pelos movimentos sociais, que buscavam os direitos das minorias, sobre a formação dos sindicatos, entre outros fatos ocorridos no país.

“O Tecendo a Rede é uma enorme conquista do município, pois é um movimento que visa combater a desigualdade social e tem como objetivo a equidade da população através das políticas públicas do município”, afirmou Marco. “Não precisa ser contra ou a favor de uma gestão e sim que sejam resistentes e participantes da política do seu país”, finalizou Marco.

Na parte da tarde, profissionais da Educação, Saúde e Assistência Social formaram grupos de trabalhos para pactuarem estratégias emergenciais e serão levadas de volta para a reunião do Tecendo a Rede, para que sejam socializadas e agregar novas propostas das demais políticas públicas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here