Foto: Evelen Gouvêa

Dando sequência ao Programa Municipal de Controle Reprodutivo, a Coordenadoria de Proteção Animal disponibiliza na próxima sexta-feira (20/09) 40 vagas de inscrição para castração de cadelas.

Porém, vale lembrar que em todo o mês de setembro estão abertas as vagas para cadastro de gatos, gatas e cães. A ação desta sexta-feira começa a partir das 8h na sede da coordenadoria, localizada na Rua Hilário Prefeito Costa Silva, 100, Parque Eldorado.

Os animais inscritos passarão por uma triagem com avaliação clínica e coleta de sangue a fim de avaliar as condições para a realização do procedimento cirúrgico. Caso o animal esteja apto, será marcada a cirurgia.

De acordo com a responsável da pasta, Milena Costa, a castração evita a transmissão do tumor venéreo e a piometra (infecção bacteriana no útero), já que o órgão é retirado. “Inclusive algumas cadelas que foram castradas já apresentavam algum pus no útero. Então, a castração salvou a vida delas”, explicou.

Ainda segundo Milena Costa, a castração nas fêmeas traz mudanças no comportamento dos machos. “Ficam mais tranquilos e menos agressivos. No caso dos gatos, eles diminuem a frequência na rua e brigam menos, o que acarreta em menos transmissão de esporotricose, que é uma zoonose. De uma forma geral a intervenção traz benefícios”, finalizou.

Os interessados precisam ser maiores de 18 anos e deverão apresentar cópias dos comprovantes de residência do município e de rendimentos (já que o projeto é destinado principalmente às pessoas que não têm condições financeiras de arcar as cirurgias de ovariosalpingohisterectomia ou orquiectomia em uma clínica particular) ou Número de Inscrição Social (NIS) ou cartão Mumbuca ou bolsa-família ou Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além disso, devem levar cópia da identidade e CPF.

Para o procedimento, os cães e gatos necessitam ter os dois testículos dentro da bolsa escrotal. Os animais devem ter entre cinco meses e 6 anos de idade e, no caso de cães e cadelas, devem ter entre 3 kg e 20 kg.

Vale ressaltar que será realizada a cirurgia de castração de um animal por CPF do tutor, a fim de mais famílias serem beneficiadas.