Aconteceu nesta quinta-feira (05/09), na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), no Centro, o “Dia D de Inclusão” promovido pelas secretarias de Políticas Inclusivas e do Trabalho (Sine), em parceria com o Ministério da Economia.

A ação, para pessoas com deficiência (PCDs) teve boa receptividade do público apesar da chuva constante que dificultou a movimentação de quem tem deficiência e contou com a participação de empresas entre supermercados, empresa de ônibus e rede de fast food.

Reabilitados que procuraram o evento puderam preencher fichas já diretamente junto a essas empresas, de forma a serem chamados em uma eventual necessidade. Ao término do evento, a Secretaria de Políticas Inclusivas divulgou um balanço da ação. Ao todo, 21 pessoas foram atendidas.

“Vi aqui a chance de conseguir algo na minha área e mais perto de casa. Seria ótimo”, disse a administradora Daniela Ferreira, de 38 anos e moradora do Caxito, que busca recolocação no mercado de trabalho, especialmente em Maricá, onde reside.

“Foi uma vitória porque das 21 pessoas que buscaram o atendimento todas receberam encaminhamento de trabalho nas empresas”, afirma a secretária de Políticas Inclusivas, Sheila Pinto.

“Precisamos ter visibilidade na questão da inclusão dos PCDs em Maricá e para isso estamos contando com o apoio de muita gente. É com a força de todos que conseguiremos concretizar políticas públicas efetivas”, completou Sheila, ressaltando que o evento é nacional, mas que em Maricá está sendo realizado pela primeira vez.

”Agradecemos às empresas que participaram e vamos continuar estender esse trabalho para que os maricaenses tenham muitas outras oportunidades”, comentou Frank Costa, secretário de Trabalho.

Marcelo Freitas, auditor fiscal do Ministério da Economia e coordenador do projeto de inserção de pessoas com deficiência e reabilitados do INSS, falou sobre a chegada do programa a Maricá. “A secretaria nos procurou para realizarmos este evento em Maricá e graças à mobilização das empresas pudemos trazer oportunidades para PCDs e reabilitados. Este evento só acontece se tivermos esse apoio”, finalizou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here