Lagoa Limpa Mar de Peixe com plantio em Itaipuaçu - Foto: Marcos Fabricio

Mais uma edição do projeto ‘Lagoa Limpa, Mar de Peixe’, da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca de Maricá, foi realizado nesta quarta-feira (04/09) na altura da Rua 129 do Jardim Atlântico, em Itaipuaçu, onde começa a área de proteção ambiental da Restiga.

Sessenta mudas de espécies como aroeira, abricó e pitangueira foram plantadas por 38 alunos do 4º ano do ensino fundamental da E.M. Marquês de Maricá, que fica na esquina das ruas Douglas Marques Rienti (antiga 83) e Antônio Marques Mathias (antiga 36). Antes do plantio, o coordenador do projeto, Gerhard Sardo, circulou com os pequenos pela área dando explicações sobre a vegetação local e como preservá-la.

A maioria dos meninos e meninas que participaram da ação são moradores do Jardim Atlântico. Para Maria Eduarda Pontes Santos, de 9 anos, plantar árvores ali teve um incentivo especial. “Moro aqui perto, na Rua 127, e ando bastante por aqui com meus pais. Dá um orgulho saber que estou ajudando a natureza”, pontuou a menina. Os colegas Yuri Barros, também de 9 anos, e João Amorim, de 11, orientavam um ao outro na hora de plantar. “A gente está ajudando a natureza, e isso é bom”, disse João.

Para a professora Tatiane Gomes, é um oportunidade de ver na prática as lições sobre natureza aprendidas em sala da aula. “Eles estão estudando exatamente meio ambiente na escola, e agora puderam ver como funciona de fato”, ressaltou ela.

Gerhard Sardo lembrou ainda que as crianças ajudam a dar continuidade a um ciclo que mostrará em breve seus efeitos. “As árvores vão crescer, espalhar suas sementes e atrair os animais, preservando esta parte tão importante da cidade que é a área de proteção. No futuro, eles poderão acompanhar o crescimento dessas espécies e ficar felizes com sua contribuição”, projetou o coordenador do projeto.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here