Mumbuca Futuro foi lançado no início de agosto no CEM Joana Benedicta Rangel - Foto: Marcos Fabricio

Os alunos do 9º ano interessados em participar do Programa Mumbuca Futuro poderão fazer suas inscrições até o dia 11/09 (quarta-feira). O programa é uma iniciativa da Secretaria de Economia Solidária, em parceira com a Secretaria de Educação e oferece um crédito de 50 Mumbucas por mês, além de um depósito de R$ 1.200 a cada ano cursado (condicionados à aprovação e à frequência).

Nesta primeira etapa do programa, estão sendo cadastrados estudantes apenas do 9º ano, mas a partir do próximo ano o programa será estendido aos alunos do 6º ano em diante.

Com o objetivo de ampliar os esclarecimentos sobre o programa e divulga-lo o máximo possível, a secretaria de Economia Solidária realizou uma reunião com pais de alunos e a direção da Escola Municipal Clério Boechat de Oliveira, no Flamengo.

O encontro ocorreu na última quinta-feira (29/08) e durante a ação o Mumbuca Futuro foi detalhado, com os pais recebendo explicações sobre as atividades em contra turno escolar, com aulas de economia solidária, empreendedorismo e cooperativismo, uma vez por semana, às quartas ou quintas-feiras.

Na avaliação da subsecretária de Economia Solidária, Adriana Bezerra, o projeto Mumbuca Futuro provoca os estudantes a refletirem sobre economia em suas práticas cotidianas.

“Isso os faz reverem seus hábitos de consumo, por exemplo, e os desafia a se verem como sujeitos na conquista de seus espaços de trabalho, de forma criativa e responsável”, analisa.

“É importante que os responsáveis compreendam o que está sendo dialogado e construído em sala de aula como saber coletivo, para que os diálogos tenham continuidade na família e esta possa contribuir com as reflexões que voltarão à escola”, completou.

“O Projeto Mumbuca Futuro dialoga com a nossa prática pedagógica, promovendo a inserção no currículo escolar e afetando a realidade dos alunos de forma muito positiva. Através dos educadores populares, nós conseguimos perceber um ganho na autonomia do aluno como a preocupação com o seu próximo e com a comunidade escolar, afetando diretamente na mudança do comportamento dos alunos, fazendo-os perceber o sistema na qual eles estão inseridos e ensinando sobre as classes populares”, disse o diretor da escola, Filipe Cavalcanti Madeira.

Os alunos interessados devem se dirigir até a Secretaria de Economia Solidária, das 9h às 16h, de segunda a sexta-feira e precisam apresentar frequência escolar, no mínimo, de 75%. A secretaria fica na Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro.

Quem ainda não se inscreveu, tem até o dia 11/09 para se cadastrar no programa, na sede da Secretaria de Economia Solidária (Rua Abreu Rangel nº 138 – Centro – em frente à Escola Estadual Elisiário Matta), das 9h às 16h.

Para o crédito do benefício, é necessária a abertura de conta no Banco Comunitário Popular de Maricá (Banco Mumbuca), em nome do aluno. Essa abertura é feita na própria secretaria, após o cadastro, mas deve ser feita pelo responsável (pai, mãe ou responsável legal), sem necessidade da presença do estudante.