CRAS Itinerante será em Ponta Grossa - Foto: Divulgação

O CRAS Itinerante e CRAS Jardim Atlântico (equipamentos administrados pela Secretaria de Assistência Social) realizaram mais uma ação social, no último sábado (24/08), na Escola Municipal Marquês de Maricá, em Itaipuaçu, com diversos serviços oferecidos pela Prefeitura para os moradores da região. O evento foi realizado em parceria com a Secretaria de Educação.

Os participantes puderam se inscrever nas oficinas e cursos geradores de renda do CRAS e também nos cursos de qualificação profissional da Secretaria de Trabalho, no qual a equipe, também, estava agendando para 1ª via da Carteira de Trabalho.

Receberam orientações dos diversos serviços da pasta de Assistência Social, como o Bolsa Família, Atendimento Jurídico, Acolhimento Social, CREAS, Equoterapia, entre outros.

A equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos desenvolveu uma dinâmica teatral com as crianças e a equipe de Assessoria de Eventos, Atividades e Oficinas levou o projeto “Casamento Comunitário” e inscreveu diversos casais que desejam oficializar a relação. A data da cerimônia ainda será marcada.

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca doou 40 mudas para os participantes e a pasta de Cultura cedeu o Mágico Dragon para divertir a garotada. A equipe dos Serviços Integrados Municipal (SIM), do polo de Itaipuaçu, estava presente para tratar de questões do IPTU 2019, da emissão do cartão do SUS, além de agendar pedidos sobre iluminação urbana, conservação e ouvidoria.

A equipe de enfermagem do PSF de Santa Rita aferiu a pressão e fez o teste de glicemia. A equipe do programa Educação e Saúde orientou sobre Arboviroses, que são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, chikungunya e febre amarela.

A equipe do programa Saúde Bucal compareceu ao evento com a Unidade Móvel Odontológica. Foram realizadas aplicações de flúor em crianças, entre 4 a 12 anos (no qual houve alguns encaminhamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas – CEO – para uma consulta ao dentista) e distribuídos kits de higiene bucal (escova, pasta de dente e fio dental) para crianças e adultos. Além de todos estes serviços, os moradores puderam cortar os cabelos e fazer as unhas, com as oficineiras e alunas das Oficinas do CRAS.

Patrícia Caldino, de 32 anos, acordou seu parceiro cedo para acompanhá-la à ação e ambos se inscreverem no casamento comunitário. “Já moramos juntos há dois anos. Chegamos à conclusão, que está na hora de oficializar esta relação. Vamos aproveitar a gratuidade para dar uma pequena festa para os familiares”, contou Patrícia, emocionada.

Deyse Costa, de 52 anos, aproveitou a ação para retirar o IPTU e o cartão do SUS. “Estou sempre ocupada no trabalho ou com minha família. Eu não poderia perder esta oportunidade para adiantar minha vida”, disse Deyse.

Aracati Povoa, de 60 anos, foi apenas acompanhar a mulher, mas acabou cuidando da saúde aferindo a pressão e testando a glicose. Josilma Soares, de 40 anos, frequenta o CRAS Jardim Atlântico há muito tempo. “Já fiz diversos cursos geradores de renda como biscuit e panificação. Sempre que o CRAS realiza uma ação eu compareço”, contou.