Promovida pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Saúde, a II Jornada de Infectologia para Atenção Primária irá capacitar cerca de 100 profissionais do município em relação ao tratamento de pacientes com HIV, tendo como temas centrais a história do vírus, a Profilaxia Pós Exposição (PEP) e a Profilaxia Pré Exposição (PrEP). A ação, coordenada pela Dra. Claudia Rodrigues, será realizada das 9h às 16h, no Rotary Clube de Maricá (Caxito).

O evento, que é realizado pelo laboratório GlaxoSmithKlin (GSK) em várias cidades, contará com a presença dos Drs. Gustavo Magalhães e Marcelo Velho, que comandarão a abertura do evento e ministrarão o ciclo de palestras, com a enfermeira Lucimar Salgado (Fiocruz) e com o Dr. Amilcar Tanuri, que descobriu o vírus Mayaro (que é disseminado por mosquitos e pode provocar dores nas articulações como o chikungunya).

Além do vírus Mayaro e outras arboviroses, também serão abordadas a Sífilis adquirida e congênita, além de casos clínicos que poderão analisados com o auxílio de um paciente virtual. “A Jornada de Infectologia para a Atenção Primaria vem contribuir com as equipes técnicas da Secretaria de Saúde, de forma a capacitá-las e orientá-las para melhorar cada vez mais o atendimento aos usuários. Buscamos sempre interagir e atualizar as equipes, promovendo assim uma saúde de qualidade”, afirmou a secretária de Saúde Simone Costa.

Programação:

9h – Abertura