Cerca de 500 alunos fizeram a preparação oferecida pela prefeitura e realizarão o exame no domingo - Foto: Katito Carvalho

Acontece neste domingo (25/08) a edição 2019 do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Em Maricá cerca de 500 alunos inscritos no Pré-Encceja – curso preparatório oferecido gratuitamente pela Prefeitura por meio das secretarias de Relações Institucionais, Economia Solidária e Educação -, farão a prova que tem como objetivo conceder certificados de conclusão do ensino fundamental e de conclusão do ensino médio para quem não teve a oportunidade de concluir os estudos na idade escolar adequada.

Para auxiliar os alunos do Pré-Encceja no dia do exame, a Prefeitura preparou uma ação especial com a presença da equipe de coordenadores do projeto em varias escolas do município onde as provas serão aplicadas, entre elas, CAIC Elomir Silva, em São José do Imbassaí; Clélio Boechat, no Flamengo; Alfredo Nicolau da Silva Junior, no Marquês; Marquês de Maricá e Vereador Aniceto Elias, ambas em Itaipuaçu.

“Quando começamos o Pré-Encceja em 22 de maio tínhamos mais de mil alunos, mas com o tempo esse número vai afunilando e permanecem somente os que são verdadeiramente interessados”, afirmou Willian Campos, coordenador pedagógico do Pré-Encceja.

“A edição 2019 do projeto se encerrou no último dia 21 com polos em várias regiões como Inoã, Itaipuaçu e no Centro”, completou. “Nossa expectativa de aprovação é grande. Todos que acertarem 50% da prova mais uma questão estão aprovados e certificados”, garantiu Willian.

O candidato que for participar do exame precisa ficar atento o quanto antes aos locais de prova. Para imprimir o Cartão de Confirmação basta acessar a página do Encceja e clicar em “Pagina do Participante”. A próxima etapa é colocar o CPF, a senha, selecionar a figura indicada e enviar. A página será direcionada à imagem do “Cartão de Confirmação de Inscrição”, na qual o participante encontrará o endereço e o local onde fará a prova.

De acordo com os organizadores, os portões de acesso aos locais do exame serão abertos às 8h e fechados às 8h45 e o término das provas acontece às 13h para os exames aplicadas pela manhã. À tarde, os candidatos poderão entrar das 14h30 até 15h15, com término às 20h30, horário de Brasília.

Para a realização do exame é obrigatória a apresentação de um documento com foto, válido e em bom estado, como por exemplo, Identidade, Habilitação, Passaporte ou Carteira de Trabalho. Também é recomendado que todos estejam com o Cartão de Confirmação, pois as informações presentes nele podem ajudar, mas a apresentação do mesmo não é obrigatória para a realização do exame.

Willian Campos destaca algumas dicas que podem ajudar os alunos do projeto na hora do exame. “Assim que for liberado para fazer a prova todos devem assinar o nome para não esquecer. Também não se esqueçam de levar uma caneta esferográfica de tinta preta e corpo transparente. Borracha, lapiseira, corretivos, livros e qualquer tipo de dispositivo eletrônico são proibidos. Além disso, é muito importante preencher toda a bolinha do cartão-resposta, não pode apenas marcar com um x”, frisou.

O coordenador lembra ainda que o candidato que estiver trabalhando no domingo precisa solicitar a declaração de comparecimento no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O monitor que irá aplicar a prova deve assiná-lo. Como a prova possui dois turnos é necessário imprimir duas cópias desta declaração que será assinada uma por turno. Willian sugere ainda que os candidatos levem alimentos leves, além de uma garrafa d’água.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here